Castas em votação no orçamento participativo

uvas

Encontra-se em fase de votação pelos cidadãos, até 10 de setembro, para o Orçamento Participativo Português (OPP), o projeto nº 671 – Castas de Uva Desconhecidas para Novos Vinhos, na sequência de uma proposta conjunta da Porvid - Associação Portuguesa para a Diversidade da Videira, Advid - Associação para o Desenvolvimento da Viticultura Duriense e UTAD - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Portugal é o país da União Europeia que apresenta o maior número de castas de uva autóctones quando comparado à área do seu território, sendo esta variedade de castas nas vinhas que confere distinção e caráter único aos vinhos portugueses.

Se esta proposta for financiada, novas castas de uva serão descobertas contribuindo para uma maior sustentabilidade e adaptação às alterações climáticas e novos vinhos, com novos sabores e aromas poderão ser criados.

Cada cidadão tem direito a dois votos, um para projetos de âmbito territorial e um para projetos de âmbito nacional. Podem votar no OPP os cidadãos nacionais e os cidadãos estrangeiros a residir legalmente em Portugal.

Saiba mais aqui

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip