Castanheira de Pêra debate valorização do Interior

A CONFAGRI e a UGT, movidas pela vontade de agilizar a recuperação dos territórios afetados pelos trágicos incêndios que marcaram o ano de 2017, realizam este sábado, dia 10 de março, a conferência “Valorizar o Interior - Promover o Investimento e o Emprego”, que terá lugar no Auditório Municipal de Castanheira de Pêra.

interior

Serão apresentadas diferentes perspetivas e as várias políticas definidas para implementar nestes territórios.

Marcam presença o ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Capoulas Santos, pelo ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, pelo ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes e, ainda, pelo secretário de Estado do Emprego, Miguel Cabrita.

Os organizadores acreditam que, «mais do que as palavras, é necessária a consistência de uma atitude política que promova uma nova forma de encarar a ocupação ativa dos territórios, o desenvolvimento económico e a criação de emprego».

Francisco Silva, secretário-geral da CONFAGRI, considera que «para além da resposta de curto prazo de que têm sido alvo os territórios atingidos pelos incêndios, importa discutir e definir medidas de médio e longo prazo que promovam a revitalização económica e social do interior do nosso país. Esta conferência, pode dar importantes contributos nesse sentido».

Temas em destaque

A conferência tem início às 10h00, com a sessão de abertura a cargo da Presidente da Câmara de Castanheira de Pêra, Alda Correia de Carvalho, do Presidente da CONFAGRI, Comendador Manuel Santos Gomes, do Secretário-Geral da UGT, Carlos Silva e do Ministro da Agricultura, Capoulas Santos.

Segue-se o painel das 10h30, subordinado ao tema “As Políticas de Apoio aos Territórios Rurais atingidos pelos incêndios”, tendo como conferencista Arlindo Cunha, da Universidade Católica.

Às 12h30 o ministro da Economia apresenta “O investimento no Interior do País como fator de Criação de emprego e fixação de empresas” e da parte da tarde, às 14h30 a conferência retoma com o ministro do Ambiente que abordará a “Política Ambiental e Segurança – Como conciliar estes fatores?”.

João Paulo Catarino, Coordenador da Unidade de Missão de Valorização do Interior do Território inicia às 14h45 o Painel de discussão sobre a “A Revitalização dos territórios Atingidos pelos incêndios de 2017. Em que ponto estamos?”.

Seguem-se, às 16h45, o Padre Vítor Melícias e Nádia Piazza, da Associação de Vítimas do Incêndio de Pedrógão Grande, que irão colocar a debate “O Valor da Solidariedade Perante os Dramas Sociais – Os incêndios de 2017”. 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip