Carne de porco: UE ganha processo contra a Rússia

A Rússia impôs, em finais de janeiro de 2014, um embargo sanitário à carne de porco europeia, devido ao aparecimento de Peste Suína Africana nos países Bálticos e na Polónia.

A União Europeia (UE) considerou esta medida completamente desproporcionada e reagiu, pedido que a Rússia reconsiderasse na decisão.

Como tal não aconteceu, a Comissão Europeia apresentou uma queixa contra a Rússia na Organização Mundial de Comércio (OMC).

A decisão da primeira análise da OMC chegou agora, dando razão à Comissão Europeia praticamente em toda a linha (exceção feita a pequenos pormenores, tais como o caso de não terem sido enviadas todas as informações sobre a Letónia).

Todo este processo é muito lento, pois a decisão ao recurso só é esperada para o segundo trimestre de 2017 e se mantiver a decisão, ainda há um prazo para que ambas as partes ainda possam chegar a um entendimento. 

Se não houver um acordo, então virá uma decisão da OMC com a condenação da Rússia, mas isso só acontecerá dentro de dois anos.

Fonte: Agroinfo

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip