Caramulo debate Apicultura

Mel

A 9 de dezembro terá lugar na Escola EB,2,3, no Caramulo, o seminário de apicultura, inserido no âmbito do projeto “Profruta”.

A sessão I, dedicada ao tema “Apicultura, adaptação a uma nova realidade”, começa às 9h30, e conta com a reflexão sobre os seguintes tópicos: “impacto dos incêndios no setor apícola: balanço de perdas de efetivo apícola e área ardida”, “regeneração natural e preservação da biodiversidade em pós-incêndio”, “plano de controlo da vespa velutina” e “novas tecnologias para localização e monitorização dos ninhos de vespa velutina”.

No final deste painel, decorre uma mesa redonda sobre “o futuro da apicultura em Portugal – novos desafios, vespa velutina, incêndios e alterações climáticas – e oportunidades”.

A sessão II, que começa às 15h00, incide sobre a “valorização da Própolis”. Nesta sessão destaque para a apresentação dos resultados do projeto “Profruta” – valorização da propólis para controlo de doenças em pós-colheita”, “aplicações fitofarmacêuticas da propólis” e “requisitos da qualidade para a produção/comercialização da própolis”.

O evento é organizado pelo COTHN, INIAV, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Lisboa e BEECARAMULO. 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip