Características únicas do vinhos portugueses conquistam a Ásia

O itinerário do tour escolhido pela Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) para a ação de promoção de vinhos portugueses na Ásia combinou, por um lado, o gigantesco mercado indiano, com cerca de 1.400 milhões de habitantes e onde o consumo de vinho, ainda pouco conhecido, poderá a qualquer momento disparar, com um mercado mais consolidado e com predisposição para o investimento em vinho, como é Singapura. Sem esquecer o Vietname, geografia onde o interesse crescente pelos vinhos portugueses começa a crescer – ou não fosse já esta a terceira visita de uma comitiva de produtores nacionais, organizada pela CAP, a este mercado. Durante mais de uma semana, os vinhos portugueses viajaram pela Ásia.

Luís Mira, Secretário-Geral da CAP, faz um breve balanço deste tour de promoção: “Não podemos fazer balanço mais positivo desta iniciativa. Foi a primeira vez que a CAP visitou a Índia e estamos muito satisfeitos com a abertura demonstrada e as potencialidades que aí existem para os vinhos portugueses. O interesse genuíno pelos 150 vinhos nacionais que se deram a conhecer na PROWEIN Mumbai foi esclarecedor. É, por isso, agora, muito importante dar continuidade a este trabalho de promoção e, sobretudo, conhecer este mercado e as suas regras, já que para operar bem neste destino é preciso responder às suas complexidades. Precisamente com esse objetivo, o de continuar a trabalhar este mercado, a CAP pondera, no próximo ano, completar esta missão com uma presença em Nova Deli.”

Sobre o mercado de Singapura, o responsável prefere sublinhar a sua sofisticação. “Aos 5,6 milhões de habitantes, é preciso somar os muitos milhões de turistas que por aí passam, com enorme poder aquisitivo. Encontrámos um mercado onde os vinhos têm preços elevados e onde existe, por exemplo, uma representação de um dos maiores clubes privados de vinho do mundo”, sublinha Luís Mira. Em Singapura, foi promovido um jantar vínico, no Tuga, que é simultaneamente um restaurante e uma loja com uma oferta impressionante do melhor que o País tem nas suas 14 regiões vitivinícolas. Um verdadeiro embaixador que foi já distinguido com um prémio de ‘Melhor Mostra de Vinhos Mediterrânicos na Ásia’.

O tour dos vinhos portugueses pela Ásia terminou com uma master class na cidade de Ho Chi Minh, a antiga cidade de Saigão, no Vietname, conduzida por um orador entusiasta dos vinhos portugueses, que se dirigiu a cerca de 50 participantes do trade vietnamita e enalteceu as características e a qualidade dos nossos vinhos. Seguiu-se, depois, uma prova de vinho. “Para todos os produtores de vinho que pretendem exportar, esta é uma geografia incontornável e que exige uma presença regular e assídua, mas tudo aponta para que o sucesso dos vinhos portugueses seja uma realidade num futuro próximo”, refere o Secretário-Geral da CAP.

Finda esta ação de promoção no continente asiático, a CAP olha agora para outros mercados de destino dos vinhos nacionais. “Com os efeitos da pandemia mitigados, importa agora dar continuidade ao excelente trabalho de promoção internacional que o setor vitivinícola nacional vinha a fazer. Os vinhos portugueses são cada vez mais conhecidos lá fora e é importante dar a prová-los in loco e conhecer as especificidades de cada mercado. O vinho português está no radar dos consumidores de muitas geografias, mas só será possível ter uma presença forte nestes mercados se trabalharmos de forma próxima e muito consistente”, conclui Luís Mira.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip