Capoulas Santos visita a Angola com parcerias agrícolas na agenda

O ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural de Portugal, Luís Capoulas Santos, visita Angola nas próximas semanas, para reforço da cooperação neste setor entre os dois países, anunciou esta semana o homólogo angolano, Afonso Pedro Canga.

angola

O responsável angolano, com a tutela da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, respondia a uma questão sobre a possibilidade do estabelecimento de parcerias de desenvolvimento agrícola entre os dois países, durante uma conferência de imprensa no âmbito da estratégia do Executivo de encontros regulares de membros do Governo com os jornalistas.

Angola tem uma parceria com Itália para o desenvolvimento da agricultura nacional, estudando ainda um processo de cooperação semelhante com o governo da Índia.

De acordo com a explicação do ministro Afonso Pedro Canga, a visita do homólogo português a Angola visa estabelecer novas áreas e projetos de cooperação no setor agrícola, aproveitando a experiência de Portugal.

O ministro revelou ainda que o setor agrícola conta atualmente com interesse de investidores europeus e chineses para o desenvolvimento de projetos locais.

Angola vive desde 2015 uma profunda crise económica e financeira decorrente da quebra das receitas com a exportação de petróleo e já este ano o Governo lançou um programa que visa diversificar a economia, reduzindo as importações e aumentando as exportações, tendo a agricultura como um dos pilares.

Mais de dois milhões de famílias angolanas vivem da agricultura, setor que emprega no país 2,4 milhões de pessoas, segundo os números divulgados hoje pelo ministro Afonso Pedro Canga.

Fonte: Lusa

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip