Capoulas Santos defende extensão do programa VITIS

O ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Capoulas Santos, participou numa reunião de Ministros da Agricultura dos países do sul da Europa, no dia 13 de abril de 2016, na cidade de Verona, em Itália.

vitis

A reunião teve como objetivo a concertação de posições sobre os setores do vinho e dos hortofrutícolas, e apresentar posições políticas comuns a nível regional na União Europeia (UE), abrangendo essencialmente os países produtores de vinho.

O objetivo de prolongar os apoios comunitários para o setor vitivinícola até 2020 prende-se com a necessidade de «dar continuidade ao investimento consistente do setor, orientado para a qualidade e para a internacionalização, sendo da maior relevância a manutenção de apoios comunitários dirigidos, quer na área da reestruturação e reconversão das vinhas, quer na área da promoção de produtos de qualidade em países terceiros», considera o ministro.

A reunião decorreu à margem da Vinitaly, um certame de vinhos exclusivamente dedicado a profissionais, que reúne nesta 50.ª edição quase quatro mil expositores, oriundos de 29 países. Portugal participa com duas grandes empresas vocacionadas para a exportação.

Recorde-se que, em 2015, as exportações do setor atingiram um valor de 737 milhões de euros, o que representa um crescimento de 1,6% face ao ano de 2014. 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip