CAP emite protesto contra reportagem da RTP "A invasão da Agricultura insustentável"

A Direção da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) manifestou a sua indignação pela transmissão, no passado dia 15 de abril, da reportagem "A invasão da Agricultura insustentável", emitida no programa da RTP "Linha da Frente".

cap agricultores

Conforme escreveu a CAP em carta aberta redigida à direção da RTP, «a peça em causa não observa as mais elementarres regras do jornalismo, servindo interesses e convicções pessoais do seu autor, o jornalista Luís Henrique Pereira, o "homem natureza da RTP"».

Ainda de acordo com a CAP, não houve na peça uma «interpretação honesta de quaisquer factos suscetíveis  de indicar práticas agrícolas insustentáveis. Foram sim, emitidas opiniões de pessoas apresentadas como especialistas e como tendo conhecimento sobre casos concretos, mas que só foram escolhidas porque as suas visões sobre agricultura coincidem com as do jornalista».

«Como documentário anti-agricultura o trabalho está excelente, como peça informativa sobre o que é a agricultura intensiva, é um produto deplorável, repleto de falsidades, insultuoso para os agricultores portugueses que se esforçam e investem em produções intensivas, com sustentabilidade ambiental, preocupações e cuidados constantes. A agricultura intensiva, em si, não é insustentável. Afirmar o que é - como faz a peça - é factual e cientificamente errado», afirma a carta.

A CAP defende ainda que «não há qualquer invasão da agricultura insustentável em Portugal, nem existe uma prática sistémica de agricultura insustentável em Portugal. (...) Portugal, aliás, tem centenas de bons exemplos de agricultura intensiva e super intensiva sustentável, com corretas utilizações de pesticidas e fito-fármacos, com programas de preservação de habitats e de biodiversidade».

CAP opinião

CAP opinião

CAP opinião

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip