Cantanhede: Biocant promove debate sobre diversidade genética para a viticultura

vinho

‘Valor da diversidade genética para a viticultura”. Assim se designa o seminário que terá lugar a 14 de maio no Biocant - Centro de Inovação em Biotecnologia, em Cantanhede.

Uma diversidade em risco já que se regista uma «forte pressão sobre as variedades de videira», defende a organização.

Os promotores realçam também que «com pelo menos 250 castas de videira autóctones, Portugal é um dos países vitícolas com maior património genético de videira, e mais destacadamente à frente em termos de densidade de castas tradicionais por unidade de superfície do território».

No entanto, acrescentam, «esta diversidade está em risco: em Portugal, como no resto do mundo, assiste-se a uma forte pressão seletiva sobre as variedades de videira, levando à perda significativa da variabilidade inter- e intra-varietal, e consequentemente, à respetiva erosão».

Atualmente, 80% da superfície de vinha mundial é ocupada por apenas 4% da diversidade de castas de videira, o que revela claramente a dimensão da ameaça da extinção da diversidade com que o setor vitícola se depara.

Este é um ponto crítico do setor, que «compromete a viticultura a nível global, uma vez que as castas e os clones atualmente utilizados não possuem a flexibilidade genética necessária para se adaptarem aos desafios atuais e futuros, por exemplo, alterações climáticas, ameaças bióticas emergentes, mudança de comportamento do consumidor, ou aparecimento de novos países produtores de vinhos», entre outros.

O objetivo deste seminário passa, por tudo isto, por «promover a partilha de ideias e experiências, nacionais e internacionais, na promoção da sustentabilidade da viticultura, via conservação da biodiversidade da videira, assim como promover a valorização deste ativo pelos diferentes atores da cadeia de valor do setor vitivinícola».

A participação é gratuita, mas a inscrição é obrigatória.

O Biocant promove ainda a 15 de maio outro seminário sobre “Vinha&Vinho 2020”.

Recorde-se que o Biocant assumiu em 2010 como estratégica a investigação aplicada ao setor vitivinícola, em toda a sua cadeia de valor, desde a vinha até ao vinho.

Neste âmbito, analisa os problemas atuais do setor vitivinícola e «procuramos responder a novos desafios, de forma a facilitar a transferência do conhecimento entre a academia e a indústria», salienta o Biocant. 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip