Campanha #MedFoodHeroes: ANP|WWF celebra produtos do Montado

Durante o mês de junho, a ANP|WWF e outras ONGs parceiras de cinco ecoregiões do Mediterrâneo promovem a Campanha #MedFoodHeroes, fomentando o apoio aos pequenos produtores que sustentam a natureza e os produtos locais dessas regiões. Portugal escolheu o Montado, colocando a bolota, o azeite e os cogumelos em destaque.

MedFoodHeroes

A campanha #MedFoodHeroes, a decorrer de 15 a 27 de junho e parte integrante do projeto @RootedEveryday, celebra a gastronomia rica que os países mediterrânicos como Portugal têm para oferecer e relembra que as frutas, legumes, leguminosas, azeite ou outros recursos mais recentes na gastronomia, como a bolota e os cogumelos possuem um elevado valor nutricional, ajudam a combater doenças e fortalecem o nosso sistema imunitário, tão crucial nestes tempos.

Em #MedFoodHeroes pode conhecer as receitas e os produtos das 5 eco regiões do Mediterrâneo que integram a rede. 

A campanha é apoiada por chefs do Mediterrâneo que querem ver mais alimentos sustentáveis ​​produzidos localmente e menos desperdício nas cozinhas, em casa e nos restaurantes, como o Chef português Fábio Bernardino, que compartilha as suas receitas utilizando os cogumelos e a bolota, um produto excecional em termos nutricionais que merece voltar a ter destaque nas nossas mesas.

Áreas de enorme importância ecológica como os Montados demostram como é possível um equilíbrio entre a biodiversidade e agricultura sustentável. Alfredo Sendim administra o Montado do Freixo do Meio como um «bem comum» dentro duma comunidade de produtores e consumidores que gere este bem seguindo os princípios da agroecologia, nos últimos 30 anos, e é embaixador do #MedFoodHeroes. 

«Na nossa agrofloresta, o elemento central é a árvore e devíamos comer mais das árvores para termos abundância. O sobreiro, por exemplo, não precisa de água nem de adubo e durante 400 anos tem a capacidade de produzir muito alimento. Está adaptado ao nosso ecossistema e só temos de apanhar as bolotas do chão. Este fruto português não tem glúten e oferece-nos uma gordura saudável constituída por ácido oleico (Ómega 9). É azeite puro», diz Alfredo. 

A bolota é um dos recursos em destaque nesta campanha utilizada na herdade para farinha de pão, biscoitos e bolos, infusões, pastas para barrar, salsichas e até hambúrgueres. É nutricionalmente muito rica em proteínas, carbohidratos, gorduras, vitaminas, minerais, antioxidantes, fibras e sem glúten. As bolotas mais doces podem ser consumidas diretamente cruas, assadas ou cozidas. Talvez esteja na hora de experimentar algumas das receitas apresentadas na campanha.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip