Campanha de tomate para indústria bastante produtiva, perdas na pera e maçã

De acordo com os dados publicados pelo INE, as previsões agrícolas apontam para mais uma campanha bastante produtiva de tomate para a indústria que, pelo segundo ano consecutivo, deverá ultrapassar 1,5 milhões de toneladas.

tomate

Enquanto que para o milho de regadio prevêem-se reduções na produtividade (-5%), diminuição semelhante à que deverá ocorrer nas produções de arroz e batata de regadio.

Em relação aos pomares, a campanha não foi particularmente favorável. Nas peras, um ataque tardio de estenfiliose agravou as perdas de produção, que se estimam em 20% face à campanha anterior (recorde-se que 2015 já tinha sido um ano pouco produtivo).

Nas maçãs, espera-se uma produção 10% abaixo da média dos cinco últimos anos, com os frutos a apresentarem uma qualidade heterogénea.

Quanto ao kiwi, problemas fisiológicos relacionados com a diferenciação floral, agravados com dificuldades de polinização e forte presença da bactéria PSA, determinaram reduções de produtividade da ordem dos 25%, face a 2015.

O pêssego deverá registar uma produção próxima da média quinquenal 2011-2015.

As vindimas estão a decorrer sem problemas, com as condições climatéricas a permitirem uma evolução favorável das maturações.

No entanto, a precipitação na fase da floração/alimpa prejudicou a formação dos cachos o que, aliado ao surgimento de fortes ataques de míldio, previsivelmente conduzirá a uma redução de 20% na produção.

Fonte: Boletim Mensal da Agricultura e Pescas - outubro 2016 (INE).

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip