Campanha de cereais termina com maiores existências mundiais dos últimos 30 anos

cereais

O Comité Internacional de Cereais reduziu em quatro milhões de toneladas a sua estimativa de produção total de trigo e cereais secundários na campanha 2015/2016, em comparação com as previsões de novembro.

O Comité prevê que a produção tinge 1,992 milhões de toneladas, o que é apenas dois por cento abaixo da produção da campanha anterior, que chegou a um resultado recorde.

Esta revisão em baixa deve-se, sobretudo, às piores colheitas na África do Sul e na Índia, que levaram a produção mundial de milho a descer oito milhões de toneladas até um total de 959 milhões o que supõe uma queda de cinco por cento face ao ano anterior.

A menor produção de milho é apenas compensada pelos melhores resultados no trigo, com mais cinco milhões de toneladas até 731 milhões e também de cevada.

O Comité Internacional de Cereais (CIC) reviu o consumo em baixa, fundamentalmente por um menor destino para rações.

Apesar da diminuição até 1.984 milhões de toneladas, que é menos oito milhões que o previsto em novembro e menos nove milhões que o consumo na campanha anterior, não deixa de ser o segundo melhor valor registado.

Como resultado, as existências finais da campanha aumentam para 455 milhões de toneladas, o valor mais alto dos últimos 29 anos.

Fonte: Agrodigital 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip