Câmara de Montalegre apoia agricultores com prejuízos causados por lobos

Orlando Alves, presidente do município, esclarece que a figura diabólica deste animal tem de ser combatida. A medida, garante, «irá contribuir para compensar as pessoas que se esforçam por dar sustentabilidade ao território e a segurar o selo de Património Agrícola Mundial».

Lobos

2020 irá trazer mais dinheiro para o bolso dos agricultores do concelho. O presidente exemplifica «se um pastor tiver 300 ovelhas e se, por exemplo, a edilidade atribuir um subsídio a 7%, são 21 cabeças que são para o lobo». Neste ponto, o autarca é taxativo: «se as comer, que tenha bom proveito. Se não as comer, bom proveito para o pastor».

O paradigma irá mudar, isto é, o documento que está a ser ultimado pela Câmara de Montalegre, sublinha Orlando Alves, «prevê o contrário do que faz o Instituto da Conservação da Natureza (ICNF)». O teor das palavras não dá aso a dúvidas: «o ICNF precisa de trazer técnicos para exigir ao pastor que vá procurar aos monte as ossadas dos animais, isto é, é determinado um subsídio que nunca mais chega».

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip