Câmara de Alcobaça promove medidas de apoio à suinicultura

O Parque de Negócios em Alcobaça recebeu, esta terça-feira, 17 de maio, uma reunião entre o Gabinete de Crise da Suinicultura e os autarcas de Alcobaça, Caldas da Rainha, Óbidos, Torres Vedras, Porto de Mós e Batalha que visou a elaboração de um conjunto de medidas de apoio a um setor que tem vindo a enfrentar graves dificuldades.

suinicultura

As medidas em cima da mesa passavam pela «maior celeridade no licenciamento de empresas, promoção do consumo da carne de porco portuguesa junto nas cantinas sociais e escolares e condições extraordinárias a nível de taxas municipais», adianta o município, em comunicado.

«A carne de porco portuguesa tem uma grande qualidade, reconhecida já do ponto de vista científico e por isso deve ser promovida e sustentada. Estas medidas têm de ser trabalhadas no atual quadro legislativo pelo que faço um apelo ao sr. Ministro da Agricultura que considere as propostas que aqui trabalhámos nesta reunião e que são complementares às que a tutela já tomou nomeadamente ao nível da obrigatoriedade da identificação da nacionalidade do produto no respetivo rótulo», afirmou Paulo Inácio, presidente da Câmara de Alcobaça.

Neste concelho laboram cerca de 250 empresas de suinicultura, muitas de cariz familiar, cujas dificuldades sentidas no atual contexto podem «descambar numa crise social e de desemprego incomportável. Temos a obrigação de apoiar estas empresas e nesse sentido que o município de Alcobaça, em parceria com as autarquias onde o setor tem muita expressão, vai fazer todos os esforços para manter os milhares de postos de trabalho em causa e os milhões de euros em risco de não entrar na economia local e regional» alertou ainda o edil de Alcobaça.

Os seis autarcas presentes apelaram também aos suinicultores para uma maior responsabilidade ambiental nas suas práticas.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip