Cadaval debate Dieta Mediterrânica

dieta

O município do Cadaval promove, a 11 de novembro (quarta-feira), pelas 14h00, no auditório dos Paços do Concelho, o colóquio “A Dieta Mediterrânica – Um caldo de cultura e criatividade”.

Debater a importância da alimentação, sobretudo nas vertentes cultural, social e económica é o objetivo do evento.

A iniciativa, gratuita, é promovida pela Câmara Municipal do Cadaval e surge, avança o município, pelo facto de «o tema “Nutrir o planeta, energia para a vida”, discutido na Expo Milão 2015, não ter sido muito divulgado na comunicação social, apesar de ter reunido, até 31 de outubro, mais de 150 países, que se debruçaram sobre o passado e o presente da alimentação».

Neste âmbito, «considerámos que a dieta mediterrânica seria um excelente tema, uma vez que envolve um conjunto de habilidades, conhecimentos, rituais, símbolos e tradições», refere Sofia Mendonça, técnica municipal ligada à organização do evento.

Esse conjunto de saberes vai desde as atividades produtivas (agricultura, pesca, pecuária), passando pela conservação e transporte (artesanato) e ainda pelo processamento, confeção, partilha e consumo de alimentos.

«A refeição é um momento de intercâmbio e de confraternização que desempenha um papel vital em espaços culturais, festivais e celebrações, reunindo pessoas de todas as idades, condições e classes sociais», observa a técnica.

«Tentámos reunir um conjunto de especialistas que, do global para o local, pudessem dar relevância a esta temática, e enquadrá-la no nosso quotidiano», acrescenta. 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip