Bruxelas desembolsa €460 milhões para Portugal

A Comissão Europeia (CE) deu «luz verde» a 11 «grandes projetos» regionais portugueses, desembolsando um total de 460,3 milhões de euros provenientes dos fundos europeus de Coesão e de Desenvolvimento Regional.

Segundo um comunicado divulgado pela representação da CE em Portugal, Bruxelas adotou na semana passada 11 «grandes projetos» para Portugal, dos quais cinco dizem respeito à área de infra-estruturas e transportes, três a abastecimento de água para a zona do Alqueva, dois a infraestruturas hidráulicas na ilha da Madeira e o restante a uma unidade de cuidados de saúde do Porto.

Estes projetos totalizam 460,3 milhões de euros, provenientes do Fundo de Coesão e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, e alguns já estão concluídos e em funcionamento, acrescenta a Comissão.

O investimento total, com Imposto sobre Valor Acrescentando (IVA), é superior a 50 milhões de euros e, por conseguinte, estão sujeitos a uma decisão específica da Comissão Europeia, enquanto outro tipo de projetos são aprovados a nível nacional ou regional.

Foram atribuídos a Portugal cerca de 21.500 milhões de euros em financiamento da Política de Coesão para o período 2007-2013, a decisão de cofinanciamento para estes projetos é abrangida por este período, e 21.400 mil milhões de euros para o período 2014-2020.

Fonte: Lusa

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip