Bruxelas considera preço do leite na UE muito alto

As entregas de leite da União Europeia (UE) aumentaram 0,8% nos primeiros 10 meses de 2017.

leite

Enquanto a fabricação de leite inteiro em pó, nata, queijo e a maioria dos produtos lácteos frescos aumentou, a de leite desnatado em pó, manteiga e leite de consumo diminuiu, segundo a nota a analisar pelos ministros de Agricultura da União Europeia no Conselho agendado para a próxima semana.

Os preços médios par ao leite cru na UE permanecem muito altos, de cerca de 37 euros por cada 100 quilos, segundo destaca a citada nota, apesar dos preços dos produtos lácteos passarem por uma diminuição gradual desde os níveis históricos alcançados no verão passado.

Este cenário em especialmente certo para a manteiga, mas os preços mantêm-se a níveis satisfatórios em todos os âmbitos, com a exceção do leite desnatado em pó, cujo atual preço de mercado é inferior ao nível de intervenção.

Asa exportações da UE nos primeiros 10 meses de 2017 aumentaram para a maioria dos produtos lácteos, em particular para o leite desnatado em pó (LDP), com mais 39% em volume, com a exceção da manteiga, de -17%.

As exportações totais da UE entre janeiro e outubro de 2017, expresso em equivalente, foram sete por cento superiores às do ano passado, enquanto o valor dessas exportações aumentou em 20%.

Fonte: Agrodigital 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip