Brexit vai provocar problemas às exportações agrícolas inglesas

Responsáveis das associações inglesas alertaram para os problemas que a decisão de saída da União Europeia (UE) vão trazer para o comércio dos produtos agrícolas. 

brexit

A UE é o maior comprador dos produtos agroalimentares do Reino Unido, com compras que no ano passado atingiram os 10,6 mil milhões de euros. Por seu lado, o Reino Unido é um grande importador de produtos da Holanda, da Alemanha, da França e da Irlanda. 

É um facto de que vão existir dois anos para negociar a saída e este período de transição pode ser aproveitado para adaptar o comércio às novas condições. No entanto, altos responsáveis comunitários já vieram afirmar que o Reino Unido não pode esperar uma abertura dos mercados europeus se não respeitar certos princípios europeus, tais como a livre circulação de pessoas. 

Por outro lado, uma libra esterlina altamente desvalorizada pode potenciar muito as exportações inglesas, sobretudo ao nível dos cereais. 

Existe também muita preocupação sobre os futuros apoios ao investimento no setor agrícola e sobre a situação de trabalhadores emigrantes, que são fundamentais para certos setores da agricultura. 

Neste momento, de registar a posição da Confederação Francesa de Agricultura, que quer continuar a considerar o Reino Unido como um parceiro importante de negócio.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip