Biodiversidade da herdade da Universidade de Évora disponível na internet

A biodiversidade da Herdade da Mitra, uma das herdades experimentais da Universidade de Évora, passou a estar acessível na Internet, graças ao portal Mitra-Nature, que vai disponibilizar também cartografia e investigação científica centrada na exploração agrícola.

«É um projeto que tem uma vertente mais didática, para a população em geral, incluindo estudantes, e outra mais científica, disponível para todos os interessados, mas mais dirigida para investigadores», explica Paula Simões, da Universidade de Évora e coordenadora da iniciativa.

A plataforma Mitra-Nature, também designada como Biodiversidade da Herdade da Mitra (acessível em www.mitra-nature.uevora.pt), aposta na divulgação da riqueza ambiental daquela exploração agrícola da academia alentejana.

«O objetivo é dar a conhecer as espécies vegetais e animais da herdade, que são representativas da região», realçou a coordenadora e professora de Biologia Vegetal.

O Alentejo, segundo Paula Simões, está localizado «num 'hotspot' de biodiversidade a nível mundial» e «é uma zona de transição em termos biogeográficos e climáticos», pelo que, «embora por vezes não pareça, é muito rica em biodiversidade».

«E a biodiversidade que se encontra na Herdade da Mitra», que exemplifica o que existe na região, «ainda não é muito conhecida», daí que o portal pretenda preencher essa lacuna, disponibilizando, em acesso livre, «uma vasta quantidade de informação biológica e ecológica» do local.

Com cerca de 285 hectares, a herdade, localizada a 12 quilómetros de Évora, reúne diversos ecossistemas e comunidades biológicas, que, em conjunto, englobam «uma considerável riqueza florística e faunística», destacou a universidade.

O portal disponibiliza fichas relativas «às inúmeras» espécies existentes e aos habitats em que podem ser encontradas, assim como informação sobre a Herdade da Mitra e a sua história.

«As fichas não são exaustivas e são dirigidas à região e às suas características ecológicas, fornecendo vários detalhes sobre as espécies. Há uma outra funcionalidade, que ainda está a ser desenvolvida, que vai dar acesso a um 'link' para o habitat da espécie, com a localização provável na herdade», disse Paula Simões.

Entre outros dados e curiosidades, o portal indica ainda «se a espécie é protegida, se é cinegética, se é endémica ou é exótica», exemplificou.

No que respeita à vertente mais científica do projeto, em breve, deverá ficar acessível aos cibernautas cartografia variada da herdade, assim como trabalhos científicos aí desenvolvidos.

«Há muitos anos que a Mitra está ligada à utilização humana e à agricultura e que integra instituições de ensino e investigação. Portanto, há muita investigação desenvolvida, mas não está disponível, nem compilada, e queremos facilitar o acesso a este conhecimento», resumiu a coordenadora.

Fonte: Lusa 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip