Bienal do Azeite 2016 debate “o azeite na dieta mediterrânica”

Castelo Branco volta a acolher a Bienal do Azeite 2016, transformando-se na “capital do azeite” durante três dias, 1, 2 e 3 de julho de 2016, numa edição em que o azeite se discute à mesa em torno do tema “O Azeite na Dieta Mediterrânica”

azeite

Nesta V edição da Bienal do Azeite, para além do Encontro em pleno centro cívico da cidade de Castelo Branco, na Devesa, numa troca de experiências em torno do “mundo do azeite”, será introduzido um “espaço aberto” para  dinamização por parte dos próprios agentes do setor, estimulando a partilha de visões e conhecimento, informam os promotores.

Outra novidade prende-se com o convite lançado à restauração local desafiando-a a que, por esses dias, reforce a criatividade na utilização do azeite nas suas ementas, enriquecendo aquela que será uma das temáticas centrais de Bienal do Azeite 2016, o Azeite na Dieta Mediterrânica, sendo também esse o tema da tertúlia prevista.

«A Bienal do Azeite 2016 assumirá, por fim, um papel de aglutinador na aproximação dos distribuidores nacionais ao tecido empresarial da região, convidando-os a visitar o evento, a conhecer os produtores e as suas marcas», esclarecem os organizadores.

A Bienal do Azeite é um evento de carácter nacional, que envolve todas a regiões produtoras de azeite de Portugal e demais intervenientes da fileira, pretendendo distinguir-se enquanto plataforma de observação e discussão sobre a fileira do azeite, produto que revela tamanha importância no panorama histórico e social da região e de Portugal.

A organização deste evento, que nas edições anteriores acolheu mais de 100 expositores e de 60 mil visitantes, está a cargo da Câmara Municipal de Castelo Branco, em parceria com a Associação de Produtores de Azeite da Beira Interior, a Confraria do Azeite e a Casa do Azeite.

Recorde-se que foi a 4 de dezembro de 2013, que a Dieta Mediterrânica foi classificada como Património Mundial e Imaterial da Humanidade, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

Saiba mais sobre o evento aqui:

Castelo Branco recebe Bienal do Azeite 2016

Dieta mediterrânica é o tema central da Bienal do Azeite 2016

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip