Beja debate uso eficiente da água e PDR 2020

A 12 de março, o auditório da Empresa de Desenvolvimento e Infra-Estruturas de Alqueva (EDIA), em Beja, acolhe um debate dedicado ao tema do ‘Uso eficiente da água’.

Em discussão estará igualmente a nova medida do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR 2020), que foi recentemente regulamentada e que prevê apoios aos agricultores que usem sistemas de rega por aspersão, localizada ou subterrânea, assegurando uma poupança de 7,5% nos consumos anuais da água da rega.

Os promotores salientam ainda que o evento é oportuno na medida em que é «uma boa oportunidade para debater questões essenciais para o regadio no Alentejo».

José Pedro Salema, da EDIA (entidade gestora do Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva), Francisco Gomes da Silva do Instituto Superior de Agronomia, Pedro Teixeira da Direcção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural, João Oliveira Santos do Centro Operativo e de Tecnologia do Regadio e Guilherme Vidigal da Magos Irrigation Systems (empresa que promove o evento) são alguns dos oradores.

A organização recorda que Alqueva terá na campanha de rega que se aproxima cerca de 88 mil hectares equipados em exploração, e mais de 30 mil hectares em obra, «marcando a conclusão da instalação do Sistema Global de Rega de Alqueva em finais de 2015».

Na campanha de rega de 2016 Alqueva terá disponíveis cerca de 120 mil hectares de regadio, acrescenta.
 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip