Beira Interior: exportação de vinhos aumentou em 2014

A exportação de vinho produzido na Beira Interior tem evoluído «de forma positiva» e em 2014 aumentou 8,6% em relação ao ano anterior, anunciou a Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior (CVRBI), com sede na Guarda.

«No último ano aumentámos as exportações em cerca de 8,65. A colocação de vinhos no mercado externo tem evoluído de forma positiva», disse o técnico da CVRBI Rodolfo Queirós.

O responsável, que falava no arranque do 8.º Concurso de Vinhos da Beira Interior, que decorreu até dia 6 de junho no espaço do futuro Museu de Arte Sacra da Guarda, referiu que os vinhos da CVRBI também estão a conquistar novos mercados no estrangeiro, dando o exemplo de países como o Canadá, a Suécia e o Japão.

«Estamos a conseguir vender para o Japão, que é, talvez, o mercado mais difícil de entrar», reconheceu Rodolfo Queirós. O técnico disse ainda que a produção de vinho tem aumentado na região da Beira Interior de ano para ano, tendo sido produzidos cerca de 20 milhões de litros em 2014.

«O vinho deve ser o setor agrícola mais importante da região. As cinco cooperativas têm cerca de sete mil viticultores associados e, depois, temos 40 e tal produtores que dão trabalho direto ou indireto, mais temporário ou menos temporário, a muita gente», apontou.

A CVRBI abrange as zonas vitivinícolas de Castelo Rodrigo, Pinhel e Cova da Beira, nos distritos de Guarda e Castelo Branco, onde existem cerca de 50 produtores.

No 8.º Concurso de Vinhos da Beira Interior, organizado com a finalidade de promover a qualidade e aumentar a notoriedade dos vinhos da região, participaram 27 produtores com 75 vinhos tintos, brancos, espumantes e frisantes.

O júri, composto por enólogos, escanções, membros das câmaras de provadores e representantes de outras comissões vitivinícolas, foi presidido pelo crítico de vinhos Aníbal Coutinho.

Os vinhos premiados serão conhecidos no dia 4 de ulho, durante um jantar de gala, a realizar em Idanha-a-Velha, no distrito de Castelo Branco.

O evento foi organizado pela CVRBI com a colaboração da Associação Empresarial da Região da Guarda e da Associação Empresarial da Beira Baixa.

Fonte: Lusa

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip