Bayer investe mais de 1,3 mil milhões de euros nos próximos três anos

No dia 1 de abril, a Bayer realizou o seu primeiro Breakthrough Innovation Forum, um evento focado nas oportunidades a longo prazo para a saúde e agricultura alavancando tecnologias emergentes. Nesta sessão foram anunciadas as mais recentes atualizações de pipelines de curto e médio prazo da Bayer para as suas Divisões de Pharma e Crop Science e foram partilhadas mais informações sobre os progressos contínuos da Bayer para impulsionar inovações revolucionárias a longo prazo nas Ciências da Vida.

Especialistas de renome e executivos da Bayer ilustraram como, uma futura onda de inovações abrirá novas oportunidades nos cuidados de saúde da próxima geração e no fornecimento de soluções agrícolas, para tornar a agricultura mais sustentável e menos intensiva em recursos. Em conjunto com o evento, a Bayer anunciou que está a acelerar o seu investimento na unidade Leaps by Bayer, com mais de 1,3 mil milhões de euros de financiamento até ao final de 2024.

"Estamos no início de uma nova era de inovação nas Ciências da Vida", disse Werner Baumann, Presidente do Conselho de Administração da Bayer AG. "A nossa capacidade de enfrentar alguns dos maiores desafios está a aumentar rapidamente. Desde dar respostas a doenças incuráveis, equipar as pessoas com ferramentas preventivas para viverem uma vida mais saudável, melhor e mais longa, até ao aumento da produção agrícola, reduzindo significativamente os inputs e respeitando as fronteiras planetárias. Esta capacidade é particularmente impulsionada pela confluência acelerada da biologia, química, computação avançada, análise de dados e inteligência artificial. Como líder em saúde e nutrição, a Bayer está a intensificar os seus esforços para ser um motor desta nova era de inovação. Ultimamente, a melhor inovação é o motor que leva a resultados de negócio superiores e um melhor desempenho."

Enfrentar os maiores desafios da humanidade com Leaps by Bayer

Leaps by Bayer segue uma abordagem única que visa enfrentar dez dos maiores desafios da humanidade, como a cura do cancro ou a redução do impacto ambiental da agricultura. "Nos últimos sete anos, investimos mais de 1.3 mil milhões de euros numa carteira composta por mais de 50 empresas – todas orientadas para a mudança de paradigmas fundamentais nos sectores da Saúde e da Agricultura", disse Jürgen Eckhardt, Head da Leaps by Bayer. "Com a Bayer a intensificar o seu investimento na Leaps nos próximos anos, poderemos continuar o nosso caminho de sucesso e fornecer financiamento para as mais brilhantes mentes que trabalham em soluções que realmente fazem a diferença para as pessoas e para o planeta." A Leaps tem várias join ventures – como a JoynBio ou a antiga empresa de portefólio BlueRock Therapeutics, que agora é totalmente propriedade da Bayer – e liderou com sucesso várias rondas de investimento. Um exemplo é a Recursion, uma empresa focada em Inteligência Artificial (IA) que trabalha para encontrar novos tratamentos farmacológicos para a fibrose pulmonar e outras doenças fibróticas, que se tornaram públicas com sucesso em abril de 2021. O Breakthrough Innovation Forum conta com a participação CEO das empresas do portefólio da Leaps by Bayer como a CellinoAndes Ukko para partilhar informações sobre as suas missões e tecnologias na área da saúde e agricultura.

Impulsionar inovações revolucionárias na saúde e na agricultura

O evento também forneceu exemplos tangíveis do trabalho contínuo da Bayer para mudar os paradigmas nas Ciências da Vida.

Na saúde, espera-se que as perspetivas desta nova era de inovação aumentem significativamente a caixa de ferramentas das tecnologias e permitam aos cientistas de todo o mundo abordar áreas com grandes necessidades médicas não atendidas. "A convergência da biologia, da química e dos dados está a abrir formas fundamentalmente novas de compreender e tratar doenças. A inovação revolucionária, alimentada por novas tecnologias, permite-nos não só tratar os sintomas, mas também potencialmente parar ou inverter a progressão de uma doença – e oferece a promessa de opções de tratamento verdadeiramente transformadoras para os doentes", disse Stefan Oelrich, Membro do Conselho de Administração da Bayer AG e Presidente da divisão farmacêutica. A Bayer está a investir fortemente em novas áreas de inovação biomédica, especialmente nos domínios das terapias celulares e genéticas. Nos últimos três anos, a Bayer investiu mais de 2.5 mil milhões de euros na construção de uma Plataforma de Terapia Celular & Gene, incluindo as aquisições da BlueRock Therapeutics e da Asklepios BioPharmaceutical (AskBio). Além disso, a Bayer está em parceria para impulsionar a inovação em colaborações estratégicas com a Atara Biotherapeutics e a Mammoth Biosciences para alavancar as vantagens colaborativas das parcerias.

Já hoje, o forte portfólio pré-clínico e clínico e terapia celular e genética da empresa está a beneficiar do seu pipeline, com oito projetos em várias fases de desenvolvimento clínico. Estas abrangem áreas terapêuticas com elevada necessidade médica não atendida, com programas principais na doença de Parkinson, doença de Pompe e insuficiência cardíaca congestiva. A Bayer também reforçou significativamente as suas capacidades de descoberta de fármacos através da aquisição da Vividion Therapeutics, uma empresa biofarmacêutica que utiliza novas tecnologias de descoberta para desbloquear alvos de alto valor com terapêuticas de precisão, tradicionalmente não tratáveis com fármacos. Além disso, a empresa está a explorar o potencial de saúde de precisão nos cuidados de saúde dos consumidores, com a sua quota maioritária da empresa de nutrição personalizada Care/of e prometendo colaborações na área do envelhecimento saudável.

Estes esforços complementam o portfólio de suplementos nutricionais da empresa baseados na ciência e produtos de saúde preventivos, que tiveram um crescimento de dois dígitos ao longo do ano em cada um dos últimos dois anos. "A pandemia aumentou a importância da saúde no dia a dia", disse Heiko Schipper, Membro do Conselho de Administração da Bayer AG e presidente da divisão de Saúde do Consumidor. "O avanço de soluções orientadas para a inovação no autocuidado permitirá que os indivíduos tomem cuidados mais proativos e personalizados da sua saúde quotidiana.

Na agricultura, a Bayer está a basear-se no poder de novas tecnologias emergentes para criar um sistema alimentar sustentável e resiliente e ajudar os produtores de todo o mundo a produzir mais com menos recursos, reduzindo ao mesmo tempo as emissões e removendo o carbono da atmosfera. "O investimento de I&D da Bayer de 2 mil milhões de euros por ano na nossa divisão de Crop Science é incomparável na indústria, conduzindo a um robusto pipeline de inovação abrangendo sementes e tecnologias de características, proteção de culturas e soluções digitais avaliadas em até 30 mil milhões de euros de pico de vendas nas próximas duas décadas – Com base na tecnologia RNAi, a Bayer lançou recentemente a primeira defesa biotecnológica contra o verme do milho, permitindo aos agricultores controlar uma praga que custa cerca de mil milhões de euros por ano em danos nas culturas, reduzindo simultaneamente a necessidade de proteção das culturas. Com o seu milho de estatura curta, previsto para ser lançado como parte do recém-introduzido Smart Corn System da Bayer em 2023, a Bayer vai trazer para o mercado uma planta mais resistente às intempéries.

O milho de estatura curta é capaz de resistir a condições extremas emergentes das alterações climáticas, reduzindo assim o risco de perda de culturas e contribuindo para a segurança alimentar. Alavancando a sua incomparável plataforma de agricultura digital, a Bayer é uma das principais forças na descarbonização da agricultura. A Iniciativa Bayer Carbon incentiva os agricultores a aceitarem a utilização de práticas inteligentes em matéria de clima, como o plantio direto ou as plantas de cobertura do solo. Além disso, utiliza tecnologia de próxima geração para quantificar e acompanhar o impacto destas práticas, sublinhando o papel pioneiro da Bayer e a sua posição única no avanço das capacidades digitais para a cadeia de valor na alimentação humana e animal, combustíveis e fibras.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip