Barrancos vai debater o declínio do montado
A 9 de maio de 2016 decorre em Barrancos um Encontro dedicado ao declínio do montado.
A iniciativa tem como objetivo abordar as problemáticas do declínio dos montados, da degradação da terra e da desertificação nos contextos edafo-climático e socioeconómico da região, com particular atenção aos fatores de degradação do solo e do arvoredo (designadamente práticas e técnicas culturais desadequadas, agentes bióticos e abióticos e outras ameaças e constrangimentos), bem como um enfoque especial nas boas práticas de gestão em montados de azinho», adianta a organização. uma sessão teórica e uma visita de campo.
Assim, durante a manhã, será feito o enquadramento nos processos de degradação da terra, desertificação, declínio do montado e a apresentação do inventário da mortalidade da azinheira efetuado pela Universidade de Évora para o ICNF. A abordagem de causas e fatores de declínio e mortalidade, das pragas e doenças no montado e das boas práticas na gestão de pastagens e conservação do solo são outros temas em reflexão durante a manhã.
Da parte da tarde, decorrerá uma sessão de cariz mais prático, com visita de campo, à Herdade da Coitadinha, na qual se pretende mostrar alguns dos aspetos referidos durante a manhã e evidenciar os desafios da gestão do montado e da aplicação de boas práticas.
Irá ainda decorrer a apresentação da publicação “Inventário Nacional de Mortalidade de Azinheira na Fotografia Aérea Digital de 2004/2006”.
O evento é organizado pelo Departamento de Conservação da Natureza e Florestas do Alentejo, pela Câmara Municipal de Barrancos e pela Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva no âmbito da atividade do Núcleo Regional de Combate à Desertificação do Alentejo (NRCD do Alentejo).
A entrada é livre e as inscrições podem ser efetuadas através de correio eletrónico para: cmb.museu@cm-barrancos.pt.