Barragem do Caia fica sem água para agricultura

O armazenamento da barragem do Caia, em Elvas, atingiu mínimos históricos e o abastecimento para a agricultura está comprometido.  

Barragem do caia

Texto: Ana Catarina Monteiro

A barragem do Caia atingiu os 22% (42 milhões de metros cúbicos) da capacidade total (190 milhões de metros cúbicos), avança a SIC. O abastecimento para as populações está garantido, para os próximos três anos, sendo que para as atividades agrícolas o cenário agrava-se. Se não chover no próximo inverno, a barragem do Alto Alentejo fecha a torneira para os agricultores. 

“Pela primeira vez na história, vamos acabar a campanha, no final de outubro, sem água para a agricutlura. Vamos deixar apenas a água necessária para garantir abastecimento durante três anos às populações e o mínimo necessário para o caudal ecológico”, disse à SIC José Maria Rasquilha, da Associação de Beneficários do Caia.

Segundo o site Linha de Elvas, a albufeira é utilizada para um perímetro de rega que abrange “mais de sete mil hectares de terrenos e abastece os concelhos de Elvas, Campo Maior, Arronches e Monforte”.

Desde abril que a quantidade de água disponível na barragem do Caia tem vindo a diminuir. A albufeira tinha, em junho de 2018, mais 20% de água armazenada que no mesmo mês deste ano, sendo preciso, de acordo com a mesma fonte, “recuar dois anos para valores semelhantes".

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip