Barcelos: Syngenta apresenta resultados no controlo de infestantes do milho

A 18 de junho de 2015 a Syngenta, especialista em soluções integradas de sementes e proteção da cultura do milho, reuniu produtores de milho num dia de campo em Barcelos.

No evento foram apresentados os resultados da sua estratégia de controlo das infestantes nesta cultura. O herbicida pós-emergente Elumis comprovou ser a solução indicada num ano caracterizado por tempo seco.

A Syngenta, que esteve em campo com 35 produtores de milho silagem em Barcelos,pretendeu com a ação mostrar aos agricultores como podem aumentar o rendimento e a qualidade da silagem através do controlo das infestantes, desde as fases mais precoces de desenvolvimento do milho.

No campo de ensaio, instalado na exploração do agricultor Francisco Miranda, estabeleceram-se duas modalidades: a parcela testemunha, sem qualquer tratamento herbicida, e a parcela tratada com o herbicida Elumis da Syngenta. A sementeira decorreu a 9 de maio e o primeiro tratamento foi realizado a 28 de Maio com Elumis, à dose de 1,75L/hectare, com um volume de calda de 200L/hectare.

«A Syngenta preconiza o controlo em pré-emergência como principal estratégia no combate às infestantes na cultura do milho, com o herbicida Lumax, no entanto, há anos agrícolas, como o atual, em que o controlo das infestantes em pós-emergência se torna imprescindível devido ao tempo seco. No campo de ensaio de Barcelos podemos comprovar a ação do Elumis, um herbicida sistémico pós-emergente, seletivo para a cultura do milho, que controlou de forma eficaz as principais infestantes presentes, entre as quais, o Panicum dicotomiflorum, a milhã digitada, a figueira-do-inferno e as beldroegas», afirma Pedro Martins, da Syngenta.

O dia de campo foi organizado em parceria com a empresa António de Sousa Martins, um ponto de venda localizado no concelho de Barcelos, que destaca os bons resultados obtidos.

«O campo estava completamente limpo de infestantes, os agricultores ficaram verdadeiramente impressionados. O Elumis é um bom produto e tenho clientes que reportam bons resultados com este herbicida. Porém, é necessário saber posicioná-lo no momento certo do ciclo do milho, com a dose adequada e mediante condições climatericas favoráveis, como o foi o caso neste ensaio», lembra António de Sousa Martins.

A equipa da Syngenta alertou os agricultores para alguns cuidados a ter na aplicação de Elumis, nomeadamente a não aplicação com temperaturas acima dos 25ºC ou abaixo dos 10ºC, nem com o milho em más condições vegetativas.

O milho tem grande importância na economia do Minho, e em concreto em Barcelos, concelho onde se concentra o maior efetivo leiteiro de Portugal Continental.

Após a liberalização das quotas de produção de leite na União Europeia, em Março passado, e face à descida dos preços do leite ao produtor, em cerca de 0,14€/litro nos últimos meses, os agricultores têm pela frente o desafio de reduzir custos na alimentação dos animais para manter a competitividade do setor.

A Syngenta assume-se como o parceiro que oferece sementes de milho e soluções de proteção da cultura tecnologicamente inovadoras, que garantem a rentabilidade do agricultor/produtor de leite. 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip