Balanço das VI Jornadas Técnicas da Batata

A Porbatata – Associação da Batata de Portugal, associação da fileira da batata associou-se ao COTHN, Agromais, Agrotejo, FNOP, APH, ESAS e ESAC para organizar a VI edição das Jornadas Técnicas da Batata que decorreram na Escola Superior Agrária no passado dia 28 de março, em Coimbra.

batata

Este evento bianual pretendeu promover um espaço de divulgação científica e tecnológica e de debate, capaz de contribuir para o lançamento de novas estratégias de inovação e competitividade, indispensáveis para a modernização e o desenvolvimento da fileira da batata.

«O painel de oradores e moderadores de excelência, bem como as temáticas abordadas nesta edição, garantiram o sucesso da VI Jornadas Técnicas da Batata», salienta a Porbatata, em comunicado.

A importância da prevenção, monitorização e controle das pragas emergentes como é o caso da Zebra Chips, doença transmitida pela bactéria Candidatus liberibacter, dos nemátodes parasitas da batateira, que são responsáveis por elevadas quebras de produção e medidas de quarentena restritivas, e as questões referentes à legislação sobre estas e outras pragas de quarentena foram abordados no primeiro painel.

Os seguros de colheita abordados no segundo painel, de forma simples e prática, por oradores conhecedores das dificuldades que atualmente o setor da batata se depara e alinhados com as imposições das alterações climáticas, apresentando a atual legislação sobre a matéria, salientando que a cada campanha, a garantia de sucesso é cada vez mais uma incógnita, demonstrando assim que os seguros de colheita deverão ser cada vez mais um item da conta de cultura, de forma a assegurar não só o rendimento do produtor, a continuidade das explorações mas também a possibilidade do consumidor continuar a ter produtos nacionais de excelente qualidade e frescura garantida.

O tema do terceiro painel foi a importância da qualidade e comercialização, com a presença de representantes da grande distribuição, de embaladores e de um técnico de Espanha que abordou a realidade espanhola.

Os oradores de forma consensual referiram a importância de educar o consumidor destacando a importância de ações de informação e sensibilização de forma a desmistificar a importância atribuída à batata “bonita” em oposição da batata de qualidade, de forma a contrariar o desperdício alimentar.

António Gomes moderador neste painel e Presidente da Porbatata, informou que a Porbatata irá novamente promover a Campanha de Promoção de Batata Portuguesa 2019 em parceria com a APED, dando assim continuidade ao trabalho de informação ao consumidor já iniciado em 2018.

Foi ainda abordada a diretiva dos plásticos e a conclusão é que o setor é dos que menos peso tem na produção de residuos, concluindo-se que mais do que substituir os plásticos que são uma excelente opção na maioria das situações, há que reciclar de forma eficiente. 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip