Azeite em destaque em Proença-à-Nova

azeite

O azeite está em destaque no evento “Azeite.Come”, que o município de Proença-a-Nova promove no próximo domingo, 22 de novembro, e que inclui vários momentos: passeio pedestre, almoço solidário, cozinha ao vivo, prova comentada de azeite e magusto.

O objetivo é acompanhar o ciclo deste produto, da árvore ao prato, passando pelo processo de transformação nos lagares e por aplicações menos comuns do azeite.

O dia começa com o passeio pedestre “Rota dos Lagares” que inclui a visita a três lagares: um industrial, localizado no PEPA – Parque Empresarial de Proença-a-Nova, e dois tradicionais – do Vale Serrão e Galisteu.

Os dez quilómetros do percurso – que ligam o PEPA à vila de Proença-a-Nova – levarão os caminhantes por entre olivais (alguns dos quais já sem a azeitona entretanto colhida) e zonas de pinhal.

A partir das 15h00, realizam-se três iniciativas que têm como objetivo dar a conhecer mais sobre o azeite e as suas potencialidades: Ana Domingos, da APABI – Associação de Produtores de Azeite da Beira Interior, vai dar a conhecer as diferenças entre azeite biológico, azeite virgem e extra virgem, explicará o que é uma análise organoléptica e outros dados sobre este produto.

Segue-se uma sessão de cozinha ao vivo em que Olívia Cardoso apresentará a receita de bacalhau confitado, uma técnica em que a temperatura é um dos segredos.

A terminar o “Azeite.Come”, o Centro Ciência Viva da Floresta fará um creme hidratante natural em que o azeite é um dos ingredientes. 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip