Azeite: Copa-Cogeca estima um aumento de 30% na colheita de 2015

azeite

As novas estimativas do Copa-Cogeca, organização europeia que representa agricultores e cooperativas, relativos à colheita de azeite para este ano são positivos, mas ainda com muita preocupação devido ao plano para aumentar significativamente o contingente de importação livre de taxas de azeite da Tunísia.

O grupo de trabalho “Azeite” do Copa-Cogeca publicou os novos resultados para a colheita de azeite.

O presidente eleito do grupo de trabalho, André Pinatel, declarou que a colheita deste ano cresceu 30% face aos níveis do ano passado, marcado por uma grande seca.

A qualidade também é boa em muitos países e os produtores europeus progrediram muito na melhoria da qualidade dos seus procutos, verificando-se um aumento da produção de azeite virgem na União Europeia (UE), referindo ainda a importância dos consumidores estarem bem informados sobre a boa qualidade dos produtos e sua origem.

No entanto, assinalou André Pinatel, existe uma preocupação relacionada com a proposta da Comissão Europeia, que consiste em conceder à Tunísia um acesso adicional ao mercado da UE com um contingente livre de taxas de 35 mil toneladas de azeite por ano durante um período de dois anos quando a UE dispõe de quantidades suficientes de produtos de boa qualidade e os preços estão baixos.

Para além disso, a proposta abrange todos os tipos de azeite tunisino, que não devem cumprir as rigorosas normas fitossanitárias e ambientais importadas à produção europeias e, desde logo, competirem diretamente com a mesma.

O responsável falou ainda da necessidade de criar medidas para combater a Xylella fastidiosa dos olivais. Uma doença muito grave, pelo que se deve reforçar a investigação para alcançar a sua erradicação e lembrou o facto de os agricultores que são obrigados a aplicar medidas de erradicação deveriam receber uma compensação pela perda de rendimentos.

Fonte: Copa-Cogeca  

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip