Avaliação cumulativa de riscos dos pesticidas

Atualmente, os riscos para os consumidores perante a presença de resíduos de pesticidas nos alimentos são estimados substância por substância. No entanto, vários pesticidas têm efeitos semelhantes e o seu impacto na saúde humana pode ser maior combinado do que individualmente.

Pesticidas

Os regulamentos da União Europeia sobre pesticidas em alimentos e rações estipulam que, os efeitos cumulativos e sinérgicos dos pesticidas devem ser considerados para avaliação de risco alimenta quando as metodologias apropriadas estiverem disponíveis. Estes também afirmam que os resíduos de pesticidas não devem ter nenhum efeito prejudicial à saúde humana, levando em consideração os efeitos cumulativos e sinérgicos conhecidos.

A Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA) desenvolveu metodologias para realizar a avaliação cumulativa de riscos (CRA) de resíduos de pesticidas em alimentos. Foi desenvolvido um procedimento para estabelecer grupos de avaliação cumulativa (CAGs) de pesticidas, tendo por base os seus efeitos toxicológicos comuns.

Como parte deste programa, a EFSA realizou duas avaliações piloto do risco cumulativo de resíduos dos pesticidas: uma considerando dois efeitos crónicos no sistema tireoidiano e outra analisando dois efeitos agudos no sistema nervoso.

A conclusão geral de ambas as avaliações - levando em consideração as incertezas - é que, o risco do consumidor devido à exposição cumulativa da dieta está, com graus variados de certeza, abaixo do limite que desencadeia a ação regulatória definida pelos gestores de risco na Comissão Europeia e nos Estados-Membros da UE.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip