Austrália prepara alteração na rotulagem de produtos transformados de carne de porco

A federação ‘Australian Pork Limited’ alertou esta semana que as normas de rotulagem de origem aplicadas para a carne de porco, enquanto eram benéficas para a carne, eram confusas e prejudiciais para os produtos transformados, como o bacon e o presunto.

Para a carne procedente de animais nascidos na Austrália, os rótulos têm que indicar «Criado na Austrália», o que é uma mensagem clara par ao consumidor que sabe que está a comprar carne de porco de origem australiana.

Por outro lado, no caso dos produtos transformados, o rótulo indica «Produzido na Austrália», o que permite englobar aos produtos processados na Austrália, mas tanto para carne produzida no país como de carne importada.

Para os produtores, este tipo de rotulagem confunde o consumidor, o qual quando compra presunto «Made in Austrália», não pensa apenas que foi transformado na Austrália como também foi utilizada carne procedente da mesma.

O governo australiano preparara uma alteração da atual norma de rotulagem para que esta seja mais clara e transparente para o consumidor.

Fonte: Agrodigital 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip