Associação ZERO e Sonae MC querem certificar produção nacional de carne em regime extensivo

O projeto-piloto criado pela Associação ZERO e o Clube de Produtores Continente visa promover boas práticas de sustentabilidade na produção e consumo de carne.

carne

O Clube de Produtores Continente e a ZERO - Associação Sistema Terrestre Sustentável assinaram no passado dia 26 de abril, Dia da Produção Nacional, na feira OviBeja, uma parceria com vista a promover as boas práticas de produção extensiva e criar condições para que o consumo de carne em Portugal seja cada vez mais sustentável.

Na presença do Ministro da Agricultura, Capoulas Santos, que enalteceu a iniciativa, os representantes das entidades envolvidas formalizaram o projeto que pretende construir um modelo de certificação de qualidade, baseado na adoção de boas práticas de sustentabilidade e eficiência no uso dos recursos por parte dos produtores,bem como promover a transparência relativa à origem e qualidade da carne, contribuindo ainda para um terceiro objetivo: a preservação das raças autóctones de bovinos, ovinos e caprinos criadas em regime extensivo.

O projeto, que terá a duração de dois anos, prevê ainda várias ações de sensibilização dos consumidores para uma procura de produtos alimentares de qualidade progressivamente mais amigos do ambiente e da saúde, promovendo igualmente o bem-estar animal.

Esta parceria está em total sintonia com o conjunto alargado de vai ao encontro ao 12.º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas: garantir uma produção e consumo sustentáveis. 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip