Associação dos Industriais do Tomate contribui para Estratégia Científica do Ministério da Agricultura

A Associação dos Industriais de Tomate (AIT) participa a 20 de março na sessão de Apresentação da Estratégia Científica do Ministério da Agricultura e do Mar (MAM). O evento terá lugar no Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), em Oeiras.

A AIT dá, assim, o seu contributo para o documento da tutela, e em comunicado, realça que irá apresentar «o seu testemunho sobre os impactos da aposta em inovação» num setor que ocupa o quarto lugar da exportação mundial.

A associação destaca ainda, na missiva, a importância do tema na véspera da inauguração do novo Centro de Competências do Tomate (CCT), no Cartaxo, criado no âmbito de um protocolo firmado entre a AIT, a Secretaria de Estado da Alimentação e da Investigação Agroalimentar e a Confederação dos Agricultores de Portugal.

Recorde-se que em 2014 o setor processou um milhão e duzentas mil toneladas de tomate, o que permitirá atingir os 250 milhões de euros em exportações, de acordo com dados da AIT.

A produção só não foi melhor para a fileira devido à chuva intensa que caiu em setembro do ano passado e que levou a que grande parte da produção se tenha perdido.

Foto: AIT 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip