ASAE deteta queijos produzidos com leite de animais contaminados com brucelose

Uma fiscalização da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), realizada no distrito de Lisboa, levou à abertura de um processo com cinco arguidos pelo fabrico ilegal de queijos com recurso a leite proveniente de animais infetados com a patologia de brucelose.

Texto: Ana Catarina Monteiro

Após a Autoridade de Saúde ter confirmado a existência de animais  com patologia de brucelose, a ASAE, através da Unidade Regional do Sul, realizou recentemente uma ação de fiscalização dirigida a um local não licenciado e não autorizado de fabrico de queijo.

Segundo a Televisão do Sul, a ação decorreu no concelho da Azambuja e Aveiras de Cima, através da Brigada de Inspeção e Fiscalização de Indústrias e da Brigada de Colheita de Amostras, na sequência de uma investigação relacionada com crime de género alimentício. Neste caso, o queijo era produzido com leite proveniente de animais contaminados com brucelose, tendo-se procedido à colheita de amostras de produtos no local (leite e queijo) que seguiram para análise laboratorial.

Verificou-se ainda no local a presença de animais da espécie caprina sem a devida colocação obrigatória do “brinco de identificação”, desobedecendo à notificação de sequestro e abate determinada anteriormente pela Direção-geral de Alimentação e Veterinária (DGAV).

Neste processo foram ainda constituídos cinco indivíduos como arguidos e verificada a infração de maus tratos a animais domésticos (cães) pelo risco de propagação de doença.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip