ASAE apreende quase 6000 litros de azeite falsificado

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu quase seis mil litros de azeite falsificado numa empresa do concelho de Penamacor, informou a instituição, em comunicado.

A operação de fiscalização aconteceu no mês passado, mas só hoje a ASAE explicou que, na ação, chamada "Óleo de ouro III" e dirigida ao circuito de produção e comercialização, foram apreendidos 3400 litros de azeite falsificado que estava em garrafões e garrafas.

O visado foi um importador e embalador de Penamacor, que introduzia no mercado nacional azeite com adição de óleos vegetais.

A Unidade Nacional de Informações e Investigação Criminal da ASAE presenciou ainda o embalamento de «tempero alimentar» rotulado como azeite e apreende um depósito com 2.400 litros de produto, tendo o valor total da apreensão rondado os 30.000 euros.

«No decurso das diligências de investigação a toda a cadeia de comercialização foi apreendido produto em diversos retalhistas e grossistas, localizados em concelhos distintos e instaurado o respetivo processo-crime por fraude sobre mercadorias e géneros alimentícios falsificados, sendo o embalador reincidente pela prática dos mesmos ilícitos», adianta o comunicado.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip