As novidades da Fruit Attraction 2020

A Portugal Fresh – Associação para a Promoção das Frutas, Legumes e Flores de Portugal promoveu o “Webinar Fruit Attraction 2020”. O evento realizou-se na plataforma Zoom e contou com a presença de Raúl Calleja, diretor geral do evento, que abordou as novidades, desafios e oportunidades para a edição deste ano da 12.ª edição da Fruit Attraction, que acontece entre 20 e 22 de outubro, em formato presencial e digital. 

Fruit Attraction

Devido à pandemia sanitária da Covid-19, a feira irá sofrer algumas alterações e adaptações este ano, funcionando a nível presencial e digital. 

O diretor-geral da Fruit Attraction começou a sua intervenção por agradecer a resiliência demonstrada pelo setor hortofrutícola português, destacando que os serviços da nova edição da Fruit Attraction serão colocados «à disposição do setor hortofruticola internacional», num ano «tão especial», devido à pandemia da Covid-19. Segundo Raúl Calleja, o objetivo principal passa por «seguirmos juntos» durante esta crise. «Temos que perceber, de forma permanente, o quão importante é o setor hortofrutícola para gerar emprego e riqueza, nao só neste momento, mas sempre», destacou. «Temos que construir o interesse juntos e isso é responsabilidade de todos».

Numa primeira parte, Raúl Calleja começou por abordar as alterações sociais e económicas que a pandemia sanitária provocou na população em geral, mencionando a criação do hospital de campanha no recinto do IFEMA, onde se realiza a Fruit Attraction, que já foi encerrado e desinfetado, denominando-o enquanto «grande exemplo de como a população, do ponto de vista público e privado, trabalha em conjunto para aliviar uma situação que prejudica a todos». Como tal, todos os protocolos se encontram preparados para receber este novo formato da Fruit Attraction. 

O diretor-geral defende que uma das grandes alterações é a imprevisibilidade dos acontecimentos. «Atualmente, a situação é muito distinta de há dois meses e daqui a dois meses será, com toda a certeza, ainda mais diferente. Entramos num novo cenário em que que não sabemos como será no futuro, mas que temos a responsabilidade de fazer parte da solução e não do problema», apontou, evidenciando que todas as vertentes do setor, desde o campo à logística, seguiram com os seus trabalhos e, como tal, quem os apoia também se depara com a «responsabilidade» de fazer o mesmo, como é o caso da Fruit Attraction. 

O cenário atual da agroindústria, da alimentação e da gastronomia pós Covid-19 é distinto. Em relação à tipologia dos produtos, agora funcionam melhor os bens de média e longa duração, registando-se uma maior pressão do comércio online. O excesso de procura e os maiores custos na cadeia de valor também provocaram o aumento dos preços.

Sobre o evento em si, o espaço de manobra para as empresas tomarem decisões, bem como a organização, foi alargado. Raúl Calleja defende que, atualmente, «não podemos tomar decisões a longo prazo, temos que estar muito atentos a como as notícias vão dando forma à nova realidade. Tomamos, hoje, decisões a curto prazo. Perante tal, uma novidade é a flexibilidade que as empresas encontram para tomar decisões. Não há que tomar decisões hoje sobre o que vamos fazer na Fruit Attraction, mas temos que ir vendo o desenrolar dos eventos semana a semana». 

Destacando que «hoje somos mais otimistas que há dois meses e dentro de dois meses seremos ainda mais», Raúl Calleja defende que a Fruit Attraction tem a obrigação de seguir com o seu projeto. Faltando 120 dias para a realização do evento, existem dois cenários. No primeiro cenário, caso a situação atual se altere, as autoridades não permitem a a realização de nenhum evento e acontecerá apenas a Fruit Attraction Live. Num segundo cenário, que tem probabilidade de 99% de acontecer segundo o diretor-geral, as autoridades permitem eventos com lotações controladas e garantias higiénicas sanitárias. Como tal, haverá Fruit Attraction presencial e digital.

Até ao momento, este é o cenário que se encontra em cima da mesa e, averiguando pela legislação, que apresenta que a partir de dia 1 de julho as feiras podem retomar atividade com restrições, é o que se encontra previsto de acontecer. «Juntos temos a responsabilidade de promover a realização comercial do evento. As empresas precisam de continuar a vender, otimizando os seus custos, e de continuar a penetrar em mercado internacionais e crescer. Ficaria mais caro viajar para visitar todos os clientes», começa por explicar. Além disso, o evento irá funciona como uma «homenagem ao setor hortofrutícola», além de promover uma contribuição setorial para acelerar o processo de reconstrução e regresso à normalidade. 

Sobre as medidas em si da realização da nova edição da Fruit Attraction, Raúl Calleja começou por evidenciar que «todos os protocolos de segurança e controlo vao ser identificados e realizados». Além disso, as empresas nao têm de decidir "hoje" se estarão presentes ou nao «O IFEMA tem que acompanhar as empresas durante este tempo em que estamos a regressar à normalidade». Perante tal, o cancelamento ou adiamento da participação conduz à devolução a 100% do valor monetário investido. Os primeiros 50% do pagamento de participação deve ser realizado até dia 6 de julho, mas «não há problema se necessitarem de mais tempo para tomar a decisão». 

Sobre o recinto em si, está garantida a contratação de stands modular personalizáveis. Quem preferir stands externos e de design livre deve segui as recomendações de segurança. Será garantida a existência de tecnologia 5G e de três ligações wifi premium, para uma conectividade a 100%. Existem, ainda, novos serviços e propostas de valor sem custos extra, bem como a  ampliação do alcance e penetração comercial, que alcançou os 230 000 registos. Está também garantido o apoio e ajudas das admnistrações públicas para impulsionar a atividade, assim como o apoio da associação hoteleira de Madrid.

Segundo Raúl Calleja, não podemos comparar esta edição da Fruit Attraction com as anteriores. Existirá uma gestão preventiva de afluências e lotações; bilhetes eletrónicos; centralização dos acessos e entradas; registo de visitantes por dia, entre outros. Mas a maior novidade do evento ainda estava por chegar.

O marketplace e a rede digital da Fruit Attraction

Fruit Attraction

Além de tudo isto, a organização coloca ao serviço dos profissionais agrícolas uma nova plataforma digital com vista à criação de oportunidades de negócio, criando, assim, um marketplace e uma rede digital, o LIVEConnect. Operacional desde o começo do mês de outubro até ao final, o Fruit Attraction Live assenta em quatro pontos estratégicos:

1. Connect: Plataforma para gerir contactos, redes, correspondência e activação de operações de compra/venda com operadoras de todo o mundo, muito além daquelas exclusivamente presenciais;

2. Alcance: É uma ferramenta que permite gerar muito alcance, notoriedade, comunicação e publicidade para as empresas do setor;

3. Inovação: Centro de Inovação - Plataforma que partilha as notícias e inovações que fazem parte da Fruit Attraction 2020;

4. Empower: Virtual Fruit Forum Será a rede que por 30 dias hospedará todos os principais temas de debate, conhecimento, investigação, sessões privadas.

Este projeto surge para complementar as oportunidades de negócio presenciais que surgirão nos três dias de feira. O objetivo passa por ligar a comunidade profissional mundial à Fruit Attraction e maximizar e facilitar os contactos e a gestão de encontros. Segundo a organização do evento, esta plataforma vem cobrir um gap de capacidade de impacto e e interação comercial face ao tempo de restrições sociais que vivemos atualmente.

A par do que já foi referido, a nova plataforma digital apresenta mais funcionalidades, entre as quais:

  • Catálogo de expositores, produtos e diretores comerciais de empresas;

  • Perfis e recomendações de profissionais alimentados pelo banco de dados atual e pela disseminação e viralidade da plataforma;

  • Networking e AI-Powered Match (conecta automaticamente perfis de interesse e necessidades comerciais. Vincula automaticamente a oferta de exposições e suas soluções à procura de todo o mundo);

  • Matchmaking entre expositor-expositor ou expositor-visitante;

  • Reuniões de negócios online durante 31 dias;

  • Fórum virtual sobre frutas: Diariamente, até dia 31 de outubro, com um programa completo de atividades e conferências; 

  • Chat ao vivo;

  • Discussões sobre grupos do setor das frutas;

Gonçalo Andrade, presidente da Portugal Fresh, agradeceu a apresentação e esclarecimento do diretor-geral do evento, lembrando que «a Fruit Attraction é parte do setor, trabalhou sempre muito próxima com a Portugal Fresh e com as empresas e devemos continuar a criar estas sinergias de trabalho. num ambiente seguro e confiavel». 

«Faz todo o sentido que, embora se calhar de uma forma diferente do que é habitual, a portugal fresh tem que estar unida a este projeto que foi muito importante para as empresas portuguesas conseguirem esta duplicação de exportações que aconteceu na última década», explicou. «Apesar do mérito ser dos empresarios, se nao houvesse Fruit Attraction teria sido muito mais difícil antigirmos estes objetivos. O trabalho da Fruit Attraction permitiu a Portugal reforçar a sua notoriedade nos mercados internacionais e alavancou as nossas exportações».

Gonçalo Andrade terminou a sua intervenção, que foi seguida de algumas questões sobre a próxima edição do certame, defendendo que «o evento mais relevante a nível internacional para as empresas portuguesas».

A nova edição da Fruit Attraction acontece entre 20 e 22 de outubro.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip