Arroz com produção ao nível das mais baixas das últimas duas décadas

Segundo o Boletim Mensal de Agricultura e Pescas relativo ao mês de outubro do Instituto Nacional de Estatística (INE), a produção de arroz deverá rondar as 137 mil toneladas, o que a posiciona como a segunda menos produtiva dos últimos vinte anos. Apenas em 2005, numa das mais intensas secas do século, a produção foi menor, situando-se em 126 mil toneladas.

Arroz

Para este resultado contribuíram quer a diminuição da área instalada, quer as baixas produtividades alcançadas (ao nível da campanha anterior, uma das menos produtivas dos últimos vinte e cinco anos).

A área instalada diminuiu em consequência das obras de reabilitação do aproveitamento hidroagrícola do Vale do Sado, que interromperam o fornecimento de água a cerca de 3 mil hectares de canteiros de arroz, não semeados esta campanha.

Quanto à baixa produtividade, esta é resultado de povoamentos irregulares no Ribatejo e Oeste e no Alentejo, de problemas de alagamento dos canteiros em algumas searas na Península de Setúbal, de dificuldades crescentes no controlo de infestantes e de diversas situações de acama em campos menos protegidos dos ventos fortes (nomeadamente dos ocorridos aquando da passagem da tempestade subtropical Alpha).

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip