Armamar recebe Feira da Maçã

maca

O evento decorre entre 20 e 22 de outubro em Armamar e conta com venda direta do fruto, atividades e muita animação.

O conceito Maçã de Montanha surge em Armamar pelo facto de se cultivarem as maçãs, um dos frutos mais consumidos a nível mundial, em circunstâncias muito especiais, com reflexos diretos no produto final.

Em Armamar a cultura da maçã desenvolve-se a cotas de altitude que variam entre os 500 e os 800 metros e isso permite obter frutos com características únicas.

As maçãs de Armamar «são mais aromáticas, mais crocantes e mais saborosas que outras das mesmas variedades produzidas noutras regiões. Daqui surge a Maçã de Montanha», informa a autarquia.

São produzidas mais de 75 mil toneladas por ano e este valor tende a aumentar por força dos investimentos na plantação de novos pomares e na requalificação dos existentes, do apuramento contínuo das técnicas e tecnologias aplicadas ao processo produtivo e da melhoria das redes de rega criadas.

A meio do verão passear pela parte sul do município, onde se concentram os extensos pomares de macieiras, permite-nos desfrutar da beleza das paisagens pintadas com o verde das árvores e sentir no ar o cheiro das maçãs que nas macieiras começam a ficar prontas para a colheita.

O trabalho que começa a chamar a atenção dos produtores é o da estratégia de colocação nos mercados e de venda do produto.

A marca “Armamar, Capital da Maçã de Montanha” já está registada e Feira da Maçã assume-se como um evento que visa promover o produto.

A iniciativa é organizada pela Câmara Municipal em conjunto com a Associação de Fruticultores de Armamar e outros produtores.

Mais informações sobre a produção da maçã aqui.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip