Argentina cria o sistema integrado de gestão do leite

O Ministério da Agricultura da Argentina criou o Sistema Integrado de Gestão Leiteira, o qual permite uma maior transparência no mercado do leite e forma o registo unificado de informação entre os intervenientes da cadeia do leite e distintos organismos do Estado. 

O Sistema Integrado de Gestão Leiteira (SIGLeA) incorpora as funções do atual Sistema de Pagamento por Qualidade, que termina a partir deste mês de dezembro e permite geral a Liquidação única, Mensal, Obrigatória, Universal e Eletrónica. 

Com o objetivo de proporcionar previsibilidade ao produtor, os operadores que realizem a compra primária de leite cru devem informar, por meio do SIGLeA, a Subsecretaria de Lacticínios, durante os primeiros cinco dias úteis de cada mês o «Sistema de Digitação de pagamento de Leite Cru», onde são descritos os bónus e penalizações por qualidade composicional higiénico-sanitárias e comercias, os preços por quilo de gordura e proteínas e as datas e modalidade de pagamento estimado. 

As análises necessárias para confecionar a Liquidação Única, Mensal, Obrigatória, Universal e Electrónica são realizadas em laboratórios habilitados pelo Laboratório Nacional de Referência, INTI Laticínios, sobre amostras representativas de leite remitidas pelos produtores aos operadores comerciais. 

Em linha com as medidas iniciais, foi estabelecido, pela primeira vez a nível nacional o “Leite de Referência”, que será revista periodicamente através de análises à evolução da informação recolhida pelo SIGLeA. 

Fonte: Agrodigital

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip