Argentina apresenta acordo para cadeia de laticínios

leite

O novo presidente argentino, Mauricio Macri, apresentou o acordo estabelecido entre pecuários e a indústria láctea, impulsionado pelo Governo, que visa melhorar o preço recebido pelos produtor e revalorizar a cadeia láctea.

Um dos pontos principais é a manutenção dos subsídios ao produtor, que passam dos 30 centavos por litros pagos até dezembro para 40 centavos até três mil litros diários, para leite entregue em janeiro, fevereiro e Março próximos.

O acordo estipula ainda que a indústria do leite, de forma gradual e na medida que diminuam os stocks graças aos incentivos das exportações, aumente em 15% o preço pago aos pecuários, tendo como referência os pagamentos em novembro e dezembro.

O preço médio pago às indústrias maiores é de 2,60 pesos.

Para além disso, pretende ainda consciencializar a cadeia comercial sobre o impacto do aumento dos preços no consumo, para o qual o Estado compromete-se a agilizar as exportações de produtos excedentes.

Também vão facilitar créditos, através do Banco Nacional e as entidades bancárias das províncias, com taxas de juro subsidiadas.

Fonte: Agrodigital

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip