Aqui na Bairrada 2019: mostra de espumantes, vinhos e sabores realiza-se em setembro

A maior mostra dos produtos da região acontece entre os dias 14 e 15 de setembro, no Pavilhão de Desportos de Anadia.

Texto: Sofia Monteiro Cardoso

O Aqui na Bairrada - Beber e Saborear assume a disposição de uma feira de vinhos e sabores, que é agora complementada por provas de vinho com comentários.

Como nos anos anteriores, a entrada é livre. Contudo, quem quiser provar algum dos mais de 300 produtos apresentados, terá que adquirir o copo oficial do evento, que tem o custo de três euros.

Os produtores da região foram convidados a colocar à prova os seus néctares, desde as grandes referências aos seus mais recentes rótulos. Todos os produtos apresentados na mostra possuem certificação de Denominação de Origem do Bairrada ou IG Beira Atlântico.

A mostra contará ainda com sabores gastronómicos, desde o leitão assado à moda da Barraida, ao pão da mealhada e passando ainda pela doçaria tradicional da região.  

No primeiro dia, a prova comentada será sobre vinhos brancos e tintos e sob o mote Bairrada: 40 anos de demarcação. Já no segundo dia do evento, os espumantes serão o alvo de prova, já sob o tema Bairrada: mais de um século de tradição. Ambas as provas são orientadas por Luís Ramos Lopes, renomado crítico de vinhos da região. A inscrição para este segmento realiza-se à parte do evento e tem um custo de 25 euros.

O evento, que se iniciou em 2013, passou por algumas mudanças de nome. Se no começo era o Encontro com o Vinho e Sabores – Bairrada, em 2017 ganhou o nome de Bairrada Vinho & Sabores e o evento começou a realizar-se de dois em dois anos, e não anualmente. Nos anos pares, com estreia em 2018, os vinhos e sabores da Bairrada viajam até às mostras realizadas na cidade de Lisboa e do Porto.

A organização do evento está cargo da Comissão Vitivinícola da Bairrada, da Rota da Bairrada e do Município de Anadia. Conta ainda com o apoio da entidade Turismo do Centro de Portugal e do Instituto da Vinha e do Vinho.

No âmbito do evento, a CVB (Comissão Vinícola da Bairrada) promove o Concurso de Espumantes e Vinhos 2019, que terá lugar no dia 13 de setembro, e cujos prémios vão ser anunciados no primeiro dia da mostra.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip