Aplicações da robótica na agricultura em destaque em Vila Real

O Festival Nacional de Robótica que decorre de 8 e 12 de abril, em Vila Real, irá ter em destaque as aplicações dos robôs na agricultura, anunciou a organização.

António Valente, da Escola de Ciência e Tecnologia da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), refere que o festival vai decorrer no Douro e, por isso, a organização decidiu destacar também o papel que a robótica pode desempenhar na agricultura.

O programa do evento inclui ainda uma Feira Robótica, com uma exposição que tem como lema a “Robótica na Agricultura de Precisão e Florestas”, onde serão apresentadas soluções para o setor, e um encontro científico onde se falará sobre as aplicações práticas dos robôs.

No espaço do Robótica 2015, instalado na UTAD, serão ainda feitas demonstrações em diversas áreas. Para a competição estão já inscritas 107 equipas, com cerca de meio milhar de participantes, provenientes de diversos pontos de Portugal e de países como o Irão, Angola, Brasil e Eslovénia. A Holanda irá estar representada pela equipa campeã do mundo do futebol robótico.

A organização referiu que este festival tem como principal objetivo a promoção da ciência e tecnologia junto dos jovens de todos os ciclos, investigadores, professores e do público em geral, através de competições de robôs autónomos

O Festival Nacional de Robótica é uma iniciativa da Sociedade Portuguesa de Robótica e, este ano, é organizado pela Escola de Ciência e Tecnologia da UTAD.

VER PROGRAMA

Fonte: Agronegócios/Lusa 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip