APH organiza I Colóquio Nacional de Horticultura Social e Terapêutica
A Associação Portuguesa de Horticultura (APH) está a organizar o I Colóquio Nacional de Horticultura Social e Terapêutica, que decorrerá nos dias 20 e 21 de outubro 2016, na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril, em parceria com a CERCICA e a Câmara Municipal de Cascais.

O I Colóquio Nacional de Horticultura Social e Terapêutica, envolvendo técnicos, investigadores, movimentos sociais, empresas, pessoas e comunidades, «será uma partilha de experiências e dos processos de inovação em que estão envolvidos, que procuram responder aos atuais desafios sociais, ambientais e económicos», refere a APH, em comunicado.
“Avaliação dos benefícios sociais e terapêuticos”, “Fatores de sucesso e dificuldades das instituições”, “Horticultura e Economia social”, “Empreendedorismo social e financiamento” são os temas principais em discussão. Decorrerão ainda visitas técnicas e workshops.
«A Horticultura Social e Terapêutica (HST) enquadra-se em programas de horticultura urbana, de educação ambiental e de apoio a pessoas idosas, com deficiência ou dependência, em instituições de saúde, de reabilitação psicossocial e de inclusão social», realça a APH.
Estes programas são promovidos por instituições particulares de solidariedade social, câmaras municipais, associações, estabelecimentos prisionais, instituições de ensino superior e outras e têm por objetivo contribuir para o bem-estar e melhoria da qualidade de vida das pessoas, nomeadamente da sua saúde física, mental e emocional. Oferece, ainda, oportunidades para a socialização, participação ativa e exercício físico, estímulo dos sentidos, da concentração e da criatividade.
Mais informações aqui.