APEZ celebra o Dia do Zootécnico, do Engenheiro Zootécnico, da Zootécnica e da Engenharia Zootécnica

Ontem, celebrou-se o Dia do Zootécnico, do Engenheiro Zootécnico, da Zootécnica, da Engenharia Zootécnica. Um dia especial para reconhecer e homenagear a dedicação e paixão dos profissionais da Zootecnia em Portugal. Cada um desempenha um papel vital na defesa e desenvolvimento desta área, contribuindo para o progresso da sociedade.

Em comemoração não apenas deste dia, mas também de todo o mês de abril (Abril Zootécnico), a APEZ decidiu lançar uma série de entrevistas nas redes sociais. Esta série apresentará os novos membros dos órgãos sociais da Associação, destacando o seu compromisso e contribuição para a Zootecnia em Portugal.

Segue a primeira entrevista:

Quem és como Zootécnico?

Sou licenciado em Eng.ª Agronómica, Ramo Zootecnia pela Escola Superior Agrária de Ponte de Lima e tirei o Mestrado em Zootecnia na mesma escola. Atualmente, frequento o Doutoramento em Medicina e Sanidade Veterinária na Universidade de Santiago de Compostela. Tenho desenvolvido a minha atividade profissional sobretudo em associações de criadores de bovinos ligadas ao melhoramento genético e à gestão de Livros Genealógicos. Entre outras funções, trabalhei como classificador na APCRF e como coordenador do contraste leiteiro na EABL. Atualmente desempenho as funções de Secretário-Geral na Aberdeen-Angus Portugal. Tenho uma pequena exploração agrícola com bovinos de carne e avicultura alternativa.

O que te fez escolher Zootecnia?

Quando me candidatei ao ensino superior, estava indeciso entre a zootecnia e a agronomia, mas tinha a certeza que queria viver no Alto Minho, de onde eram originários os meus avós paternos, que tinham uma pequena exploração agrícola. Assim, candidatei-me à Escola Superior Agrária de Ponte de Lima, tendo ficado claro desde muito cedo que queria desenvolver a minha atividade profissional com bovinos. 

O que dirias a um aluno para seguir um curso ligado à produção animal, e em particular a Engenharia Zootécnica?

Para além do gosto em trabalhar com animais, os cursos ligados à Zootecnia proporcionam uma formação abrangente, polivalente e diversificada. A comproválo, poderia indicar inúmeros exemplos de zootécnicos que se destacam em diversas atividades ligadas ao sector, desde o associativismo, à distribuição, passando pela investigação e pela gestão de explorações. Trata-se de uma ciência com elevado nível de inovação e de integração de tecnologia, capaz de proporcionar uma elevada realização pessoal e profissional.

Qual o contributo da Zootecnia para a Sociedade?

A produção animal desempenha um papel fundamental na produção de alimentos de alto valor nutricional, sendo imprescindível para uma população crescente em número e exigência. Contribui ainda para a conservação de recursos genéticos e de património imaterial, de que a gastronomia é o melhor exemplo, e tem um papel indispensável na preservação do ambiente, nomeadamente nos ecossistemas agrosilvo-pastoris. É ainda uma atividade fundamental para a fixação de população nas zonas rurais.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip