APENO organiza 1.º Encontro Nacional dos Profissionais de Enoturismo

Ciente de que não existia até à data um evento onde os profissionais pudessem partilhar experiências e aprender com os mais experientes na matéria, a Associação Portuguesa de Enoturismo (APENO) decidiu organizar, com o apoio da Ageas Seguros, o primeiro evento nacional dedicado aos profissionais de Enoturismo.

O I Encontro Nacional dos Profissionais de Enoturismo será realizado no dia 31 de janeiro de 2023, no Edifício Ageas Tejo, na Praça do Príncipe Real, 2 – Parque das Nações, em Lisboa, a partir das 14h30.

Este evento será anual e reúne profissionais do setor a operar em adegas, agências de viagens, empresas de animação turística, restaurantes, garrafeiras, hotéis ou outros espaços que pratiquem Enoturismo, em ambiente rural ou urbano. Com uma componente nacional e internacional, pretende ser o evento de referência do setor.

O evento conta com a presença de profissionais experientes ligados ao Enoturismo, que nos trazem contributos e visões para a melhoria do setor, além de influentes personalidades públicas ligadas ao mundo do vinho e do turismo, com poder de decisão nesta área.

Objetivo: nivelar por cima o Enoturismo no nosso país

«O objetivo do encontro é debater, aprofundar e discutir políticas e estratégias nacionais para a melhoria da qualidade dos serviços de Enoturismo em Portugal, de forma a nivelar por cima o nosso país nesta área», revela Maria João de Almeida, Presidente Executiva da APENO. «Um momento que contribui não só para o desenvolvimento profissional, mas também para promover momentos de brainstorming, troca de experiências, convívio e boa disposição entre os profissionais de todo o país», remata.

Com a presença (ainda não confirmada) do Secretário de Estado do Turismo, Nuno Fazenda, o evento abordará importantes temáticas para o setor como a «Definição e Enquadramento do Enoturismo», «Como estruturar uma oferta de serviços competitiva?»; «Apresentação da GWTO – Global Wine Tourism Organization»; «Prevenção e Análise de Risco no Enoturismo»; «Enoturismo Urbano, um conceito em evolução» e «Os Desafios da Formação e dos Recursos Humanos no Enoturismo».

No evento, estão também pensados dois momentos especiais: as «Winetourism Tables – B2B Meetings», que pretende promover o networking entre produtores, empresas de animação turística e agências de viagem; e a presença das Comissões Vitivinícolas Nacionais que irão dar a conhecer as iniciativas de Enoturismo promovidas nas sua regiões. Mais informações brevemente.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip