António Serrano: «Hoje um agricultor é tão importante como um profissional de saúde»

António Serrano, administrador da Jerónimo Martins Agroalimentar, esteve à conversa com Joaquim Pedro Torres, responsável pela Agroglobal. Como principal desafio e responsabilidade, este destacou a importância de «sermos solidários, criar uma forte rede de cooperação no setor agrícola e planear de forma diferente a nossa produção».

«A preocupação é de âmbito geral», afirmou. «É um mundo novo que estamos a viver. Devo confessar que nunca imaginei que poderíamos ser confrontados com uma crise desta dimensão e é uma crise que se está a começar a sentir agora na Europa». Na opinião do representante da Jerónimo Martins, a indústria está «longe do fim desta crise», sendo que esta afeta todos os setores, mas com maior incidência na produção, que está na «linha da frente das preocupações», pois precisa garantir que não vão faltar alimentos à população.

«Um agricultor hoje é tão importante como é um profissional de saúde», destacou, realçando ainda várias profissões de primeira necessidade que permitem que a população em geral esteja tranquila.

«Não sei como vão ser os próximos meses, ninguém consegue prever, mas há algo que tenho a certeza: Nesta crise, não há ninguém que tenha dúvidas de quão importante é o setor primário», afirmou, abordando as críticas que foram feitas aos agricultores nos últimos meses, como as relacionadas à pegada de carbono.

António Serrano acredita que, depois da crise, «vamos ter a oportunidade de pensar na importância da soberania alimentar». A soberania alimentar consiste na «capacidade de cada país ter a capacidade de produzir aquilo que é básico para a sua população, não dependendo do mercado externo». O profissional acredita que «estaremos mais disponíveis no futuro a consumir produtos produzidos localmente do que produtos vindos de fora».

Acompanhe a restante conversa no vídeo abaixo.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip