Angola: quinto projeto agrícola para o sul do país vai avançar

Um grupo angolano com sede na província da Huíla pretende investir 280 milhões de euros numa unidade para produzir frangos e ovos, o quinto projecto do setor agrícola que planeia para o sul do país. 

angola

Em causa estão propostas de investimento apresentadas pela sociedade S. Tulumba Investimentos e Participações que podem ascender a mais de 500 empregos, segundo despachos governamentais. 

O mais recente destes cinco projetos em carteira prevê a instalação de uma unidade avícola para a produção de frangos e ovos, na província do Cunene, avaliado em 278 milhões de euros. 

Sobre este investimento, o presidente angolano, por despacho de 8 de junho, criou uma comissão de negociação de facilidades e incentivos para o projeto. 

Em maio, tinham já sido nomeadas comissões para outros três projetos do grupo do empresário Silvestre Tulumba, o primeiro dos quais implicando um investimento de 325 milhões de euros numa unidade agroindustrial para produção de rações, a instalar no município de Calueque. 

O segundo projeto ascende a 113 milhões de euros e envolve a instalação de uma unidade industrial de moagem de cereais, milho e trigo, no mesmo município, na província do Cunene. 

Na mesma linha, o grupo prevê gastar 145 milhões de euros para instalar uma unidade para produção e comercialização de carne e leite, além de, com o quarto projeto de investimento, 325 milhões de euros, instalar uma fábrica de produção e transformação de açúcar. No total, as cinco propostas ascendem a um investimento projetado de 1.186 milhões de euros na província do Cunene. 

Angola vive desde 2015 uma profunda crise económica e financeira decorrente da quebra das receitas com a exportação de petróleo e já este ano o Governo lançou um programa que visa diversificar a economia, reduzindo as importações e aumentando as exportações, tendo a agricultura como um dos pilares.

Fonte: Lusa

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip