Análise do comércio agroalimentar da UE27 entre janeiro e abril de 2020

O forte desempenho das exportações de carne de porco e de trigo da União Europeia ajudaram a mitigar os desafios comerciais provocadas pela Covid-19 e pelo Brexit nos primeiros quatro meses de 2020.

Agroalimentar

Entre janeiro e abril, o valor das exportações de produtos agroalimentares da UE27 totalizou 61,9 biliões de euros, um aumento de 4,8% em relação ao mesmo período de 2019, enquanto o valor das importações aumentou para 42,4 biliões de euros, um aumento de 2,3%. A UE obteve um superávit comercial de alimentos agroalimentares de 19,5 biliões euros durante esse período, um aumento de 10% em relação aos meses de abertura de 2019.

Estas são algumas das principais conclusões contidas no relatório mensal sobre o comércio de janeiro a abril de 2020, publicado  pela Comissão Europeia.

Uma procura excecionalmente alta por carne de porco provocou um aumento no valor das exportações da UE para a China, que subiram 1,65 bilião de euros em comparação com janeiro-abril de 2019. Trigo, carne de miudezas e alimentos infantis também se encontravam entre os outros produtos agroalimentares da UE com elevada procura.

Os aumentos nos valores das exportações para a Arábia Saudita e Marrocos cresceram 366 milhões de euros e 308 milhões de euros respetivamente, após a forte procura por cevada e trigo na UE nos dois países. O período de janeiro a abril também registou aumentos no valor das exportações da UE para a Argélia (aumento de 273 milhões de euros) e Japão (203 milhões de euros). As quedas, no entanto, foram registadas nos valores de exportação da UE para Hong Kong (queda de 153 milhões de euros) e Singapura (queda de 122 milhões de euros).

Os primeiros quatro meses do período de transição do Brexit afetaram o comércio em diversas áreas de produtos, incluindo vinhos, bebidas destiladas e licores; charutos e cigarros; preparações de frutas e vegetais; queijo; chocolate e confeitaria. Embora o Reino Unido tenha permanecido no mercado único durante estes meses, o valor total das exportações de produtos agroalimentares da UE para o Reino Unido caiu 879 milhões de euros, enquanto as importações do Reino Unido caíram 576 milhões de euros.

Também foram notados declínios no valor das importações da UE para a Ucrânia (que caíram 140 milhões de euros), os EUA (uma queda de 207 milhões de euros) e a Índia (uma redução de 121 milhões de euros). Existiram desenvolvimentos mais positivos em relação ao Canadá, onde um crescimento de 426 milhões de euros no valor total das importações de produtos agroalimentares foi impulsionado por um aumento na ingestão da UE de colza e soja canadenses. De fato, o Canadá ultrapassou os EUA como a principal fonte de soja da UE durante esse período.

A procura da UE por grãos de cacau levou a um aumento no valor das importações da Costa do Marfim (até  285 milhões de euros), enquanto a procura por nozes e frutas cítricas, preparações de frutas e vegetais gerou um aumento de 275 milhões euros no valor das exportações para a Turquia.

Os valores de exportação de vários produtos agroalimentares da UE cresceram significativamente durante este período. Os maiores aumentos foram registrados para trigo (aumento de 1,25 bilião de euros), carne de porco (um crescimento de 1,26 bilião de euros) e grãos grossos (aumento de 439 milhões de euros). O valor do vinho, no entanto, caiu em 488 milhões de euros, enquanto bebidas espirituosas e licores (466 milhões de euros) e couros e peles em bruto (284 milhões de euros) também sofreram quedas.

O valor das importações de frutas tropicais frescas e secas experimentou o maior crescimento em comparação a janeiro-abril de 2019, aumentando em 553 milhões de euros. Além disso, o valor das sementes oleaginosas (exceto a soja) aumentou 370 milhões de euros, enquanto o valor do óleo de palma e do palmiste cresceu 316 milhões de euros. Porém, foram observados decréscimos nos valores de importação de bolos de óleo (queda de 237 milhões de euros), grãos grossos (queda de 487 milhões de euros) e tabaco em bruto (queda de 226 milhões de euros).

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip