Anadia acolhe “Wine Trophy 2016” e aposta nos espumantes

Anadia acolhe entre 5 e 8 de maio o “Wine Trophy 2016”, um dos mais importantes concursos mundiais de vinhos, que este ano oferece condições especiais de participação aos produtores da Região Demarcada da Bairrada.

bairrada

Pelo segundo ano consecutivo, Portugal foi escolhido para acolher uma das etapas europeias do evento promovido pelos alemães da Deutsche Wein Marketing, que, para além de duas provas de vinhos anuais em Berlim, organiza em outubro a “Asia Wine Trophy”, na cidade de Daejeon, Coreia do Sul.

O “Portugal Wine Trophy” vai decorrer nas instalações do Museu do Vinho Bairrada, em Anadia, estando previsto que entre 60 e 70 provadores avaliem 1700 vinhos provenientes de todo o mundo.

A Câmara de Anadia, principal impulsionadora nacional do evento, negociou este ano contrapartidas para a participação dos 117 produtores registados na Comissão Vitivinícola da Bairrada, como forma de incentivo.

Os produtores bairradinos de espumantes, vinhos “tranquilos” e aguardentes podem inscrever a concurso cinco produtos diferentes (registo) gratuitamente, têm a possibilidade de estar representados sem custos no Asia Wine Trophy e estarão envolvidos em ações de promoção de espumantes em Berlim e Daejeon.

«O evento é um investimento da Câmara da Anadia que julgamos ser importante para o município e para a região da Bairrada», explicou o vice-presidente da autarquia, Jorge Sampaio, numa cerimónia em que foi ainda apresentada a edição 2016 da Feira da Vinha e do Vinho, que este ano passa a chamar-se Anadia, Capital do Espumante.

«Com a mudança do nome procuramos reforçar a imagem de marca do concelho: os vinhos espumantes», resumiu Jorge Sampaio.

A produção de vinho espumante na Bairrada registou um 2015 um aumento de mais de 25% em relação ao ano anterior, reforçando a liderança desta região demarcada na produção de espumantes nacionais.

A estimativa do aumento de produção foi feita pelo presidente da Comissão Vitivinícola da Bairrada (CRVB), Pedro Soares, e tem como base o crescimento «entre 25 e 30%» da venda na região demarcada dos selos de garantia do Instituto da Vinha e do Vinho.

O Selo de Garantia certifica em cada garrafa a autenticidade e genuinidade do vinho das regiões demarcadas, garantindo a sua origem e o controlo rigoroso efetuado a todas as fases do processo de produção.

Em 2015, ano em que se assinalaram 125 anos de produção de espumantes na Bairrada, a venda de selos na região deverá ter rondado os dois milhões de unidades, contra pouco mais de um milhão e meio em 2014.

O evento Anadia, Capital do Espumante decorre entre 18 e 26 de junho de 2016.

Fonte: Lusa

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip