Alvaiázere volta a ser a capital do chícharo

O Festival Gastronómico do Chícharo regressa a Alvaiázere de 10 a 13 de junho de 2016.

chicharo

Integrado na FAFIPA esta é a 36º edição desde evento e também a 14ª edição deste Festival Gastronómico.

A leguminosa “chícharo” (Lathyrus sativus L.) foi considerada o produto “âncora” onde se alicerça toda a estratégia de desenvolvimento turístico do concelho de Alvaiázere e, bem assim, de promoção do seu território, da sua cultura e das suas gentes.

Este evento é uma iniciativa municipal que visa potenciar a divulgação e o desenvolvimento do concelho de Alvaiázere, distrito de Leiria, e apresenta um cartaz diversificado de atividades.

O chícharo é uma leguminosa semelhante, em aspeto, ao tremoço, de cultivo fácil, muito nutritivo e que pode ser cozinhado da mesma forma que o feijão, acompanha pratos tão diferentes como peixe, enchidos, bacalhau, entrecosto, cabrito, sopa, migas e tartes.

O chícharo, quase desconhecido em Portugal, têm em Alvaiázere, na região centro, uma longa tradição.

É igualmente conhecido por «xíxaras» embora, na designação oficial, surja identificado como chícharo, uma leguminosa rica em proteínas, hidratos de carbono e sais minerais, cultivada desde épocas remotas como planta forrageira ou como legume comestível.

Elemento característico da região de Alvaiázere, distrito de Leiria, a cultura do chícharo é normalmente feita de forma intercalar entre oliveiras, figueiras e outras árvores de produção, aparecendo também associada ao cultivo do grão-de-bico.

Os relatos das gentes da região, segundo o município de Alvaiázere, dão conta de que antes de se consumir o chícharo deve ser demolhado e pode ser utilizado de diferentes formas, em puré, ou como acompanhamento de carnes, enchidos e peixes. 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip